Em sua primeira visita às minas de Itabira, o presidente da Vale, Gustavo Pimenta se reuniu nesta terça-feira (26) com a gerência e diretoria da mineradora na cidade. A visita ocorre em um momento delicado para a região, já que a mineradora está prestes a suspender as atividades da tradicional mina do Cauê, uma das mais antigas em operação no Brasil.
O encontro, que acontece de forma discreta, não contou com a presença do prefeito Marco Antônio Lage ou de representantes da Câmara Municipal, o que gerou especulações sobre o objetivo da visita.
Presidente da Vale e a visita na mina do Cauê
A suspensão das atividades da mina Cauê, programada para os primeiros meses de 2025, será realizada em dois períodos: de janeiro a fevereiro e de outubro a dezembro.
O objetivo da Vale é readequar e otimizar a produção, com a paralisação acontecendo justamente durante os períodos chuvosos do ano, quando a operação das minas se torna mais difícil. Durante este período, a empresa continuará operando nas usinas da mina Conceição.
A Vale garante que as mudanças não resultarão em demissões de seus funcionários, mas o Sindicato Metabase de Itabira e Região alerta que a situação é incerta para os trabalhadores das empresas terceirizadas que atuam nas minas.
A reestruturação visa manter a competitividade da Vale no cenário global da mineração e otimizar os processos de filtragem de rejeitos na cava Cauê.
Com a visita do Presidente da Vale e os ajustes programados para 2025, o futuro de Itabira e de seus trabalhadores segue sendo moldado por decisões estratégicas da mineradora.