A canadense Resouro Strategic Metals anunciou um investimento significativo de até R$ 500 milhões para o desenvolvimento de um projeto de mineração de terras-raras e titânio no município de Tiros, localizado entre o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, em Minas Gerais.
A previsão é de que as operações comecem em 2026, colocando o estado em evidência na produção de minerais essenciais para a transição energética global.
A atração desse investimento privado foi coordenada pelo governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da agência Invest Minas.
O projeto não apenas promete destacar Minas Gerais na mineração de minerais críticos, mas também promete gerar um impacto positivo na economia local. Estima-se que a mineração em Tiros possa produzir até 1,7 bilhões de toneladas de titânio de alta qualidade e criar até 200 empregos diretos na região.
Terras-raras: a chave para a tecnologia do futuro
As terras-raras, minerais essenciais para a fabricação de componentes eletrônicos de alto desempenho, estão cada vez mais em alta, especialmente no contexto de inovações tecnológicas e da transição energética.
Consideradas minerais “críticos”, as terras-raras são vitais para a produção de dispositivos como smartphones, baterias elétricas e outros equipamentos eletrônicos, ao mesmo tempo em que a oferta desses minerais enfrenta desafios, como escassez natural e dificuldades na extração.
Esse projeto em Minas Gerais se alinha à crescente demanda global por tais recursos e pode posicionar o Brasil como um importante fornecedor nesse setor estratégico.