Instituições lamentam morte de José Celso de Assis, ex-presidente da Câmara de Itabira

Publicado em

 

Prefeitura e Câmara Municipal de Itabira fizeram manifestações de pesar pelo falecimento de José Celso de Assis, ocorrido nesta quarta-feira (20). Ex-presidente da Câmara de Itabira, José Celso era advogado de reconhecida trajetória profissional. Ele tinha 83 anos e foi vítima de um infarto. Seu corpo foi velado na Fundação Cultural Carlos Drumond de Andrade, sob muita comoção, e sepultado no Cemitério da Paz.

“Seu legado de serviço público, ética e compromisso com a justiça será lembrado por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo (….)  Que sua memória e seu legado tragam conforto à família e a todos os amigos que o admiravam”, afirmou a Câmara Municipal de Itabira em nota.

O Legislativo manifestou pêsames em especial à filha, Dra. Rejane Maria de Assis Bretas, e ao neto e também vereador Rodrigo Alexandre Assis Silva, o “Rodrigo Diguerê”. José Celso deixou a esposa Diná Valadares de Assis, seis filhos e dez netos.

O prefeito Marco Antônio Lage, por meio de suas redes sociais, lamentou a morte do ex-vereador: “Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do José Celso de Assis. Ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Zé Celso, como todos o chamavam, será sempre um personagem dos mais icônicos na história da política de Itabira, com participação ativa no Legislativo e na comunidade”.

A Prefeitura de Itabira decretou luto de três dias pelo falecimento do ex-vereador e emitiu uma nota de pesar, que segue na íntegra:

WhatsApp Image 2024 11 20 at 10.15

Por meio das redes sociais, José  Celso também foi homenageado pelo Sindicato Metabase de Itabira e Região, que o classificou como “exemplo de dedicação e serviço à comunidade”.

Trajetória de José Celso

O ex-vereador foi funcionário da Vale, onde se aposentou, em 1983, como mecânico industrial. Em 1989 formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM), em Divinópolis.

Foi eleito pela primeira vez como vereador em 1976, exercendo sete mandatos consecutivos no Legislativo itabirano e presidindo a Câmara em duas legislaturas. Outra contribuição importante foi a relatoria da Comissão da Lei Orgânica de Itabira.

Após deixar o Legislativo, José Celso ainda contribui com inúmeros projetos sociais, ao lado da esposa. No ano passado, recebeu Moção de Aplausos da Câmara de Itabira pela vasta contribuição na vida pública.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios