Vale amplia compras de gás natural no mercado livre e fecha contratos com Eneva e Origem Energia

Publicado em

 

A Vale firmou novos contratos com a Eneva e a Origem Energia, com o objetivo de ter, até 2025, cerca de 90% de seu consumo de gás natural no Brasil oriundo do mercado livre — um modelo mais dinâmico e transparente em comparação com o mercado cativo, no qual os preços são regulados.

Em 2024, o percentual de gás natural adquirido via mercado livre era de aproximadamente 20%. Agora, com os novos acordos, a mineradora espera alcançar uma transformação significativa em suas operações, o que deve resultar em maior eficiência no uso do insumo e ganhos financeiros, além de contribuir para a descarbonização de suas atividades.

Estratégia de crescimento e sustentabilidade da Vale com uso do gás natural

A Vale está apostando fortemente no modelo de mercado livre, onde é possível negociar diretamente com os produtores, criando contratos mais flexíveis e alinhados às suas necessidades.

Essa estratégia busca não apenas obter um fornecimento mais confiável de gás natural, mas também preços mais competitivos.

O acordo mais recente com a Eneva e a Origem Energia inclui contratos de fornecimento para a Unidade Tubarão, em Vitória (ES), que é responsável por cerca de 60% do consumo de gás natural da empresa. Essa unidade opera diversas plantas de produção de pelotas e briquetes de minério de ferro, produtos considerados “premium” no portfólio da Vale.

A Eneva já havia firmado um contrato com a Vale em 2022, para conversão da planta de pelotização de São Luís (MA) de óleo combustível para gás natural, o que contribuirá para uma redução de 28% nas emissões de carbono da planta. A mudança deve ser concluída ainda este ano, representando mais um avanço significativo nos esforços da Vale para descarbonizar suas operações.

A Vale é uma das maiores empresas do país a adotar esse modelo em larga escala, com a previsão de que, até 2025, a maior parte de seu consumo de gás natural seja proveniente do mercado livre.

Sobre a Eneva e a Origem Energia

A Eneva é a maior operadora privada de gás natural do Brasil, com um portfólio de 15 campos de gás nas Bacias do Parnaíba (MA) e Amazonas (AM), além de termelétricas em várias regiões do país. A empresa tem se consolidado como um importante player no mercado de gás natural e energia elétrica no Brasil.

Já a Origem Energia é uma empresa integrada de energia e infraestrutura, com forte presença no setor de gás natural e óleo, operando campos maduros e blocos exploratórios em diversas regiões do Brasil.

Controlada pela Prisma Capital, a Origem Energia é reconhecida pela sua atuação em mercados emergentes e por sua capacidade de oferecer soluções flexíveis no fornecimento de energia.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios