A Perpetual Resources anunciou nesta semana, em evento realizado em Sidney, na Austrália, o plano de investir R$ 400 milhões em Minas Gerais. O recurso vai propiciar a criação de 300 empregos diretos nas regiões dos municípios de Araçuaí (foto), Salinas, Itaobim, Governador Valadares e Poços de Caldas, com a extração de minerais críticos, como o lítio.
De acordo com a mineradora, o investimento tem como objetivo realizar as etapas de pesquisa, desenvolvimento e operação dos projetos Raptor, Isabella e Itinga, com foco na extração de lítio e terras raras. A assinatura do Memorando de Entendimento (MoU) entre a Perpetual e o Governo de Minas ocorreu nesta quarta-feira (30), por meio de prospecção feita pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e sua agência vinculada, a Invest Minas. A agência oferece suporte em todas as fases dos projetos, incluindo aprovações e intermediação com fornecedores locais.
“Este memorando representa um importante passo para o nosso estado, evidenciando tanto a atratividade de Minas Gerais para investimentos internacionais quanto nosso ambiente favorável ao empreendedorismo, com liberdade econômica e segurança jurídica. Essa parceria fortalece nossa posição estratégica nos setores de minerais críticos, como lítio e terras raras, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento econômico regional”, destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
De acordo com o Governo de Minas, além do suporte, a Invest Minas deverá focar nas ações para viabilizar a conexão entre a Perpetual e os fornecedores locais. “Estamos entusiasmados com este acordo com a Perpetual Resources, reafirmando o compromisso de Minas Gerais em apoiar projetos estratégicos de minerais críticos. Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento sustentável, facilitando parcerias, conectando com fornecedores locais e apoiando todas as fases de licenciamento e aprovações. Queremos fortalecer a cadeia de suprimentos de materiais para baterias e atrair investimentos que gerem novas oportunidades e empregos”, diz o diretor-presidente da agência, João Paulo Braga.
A Perpetual Resources
Listada na Bolsa Australiana (ASX), a Perpetual Resources tem foco na extração de lítio e elementos de terras raras. Em Minas Gerais, a companhia detém aproximadamente 12,5 mil hectares em licenças de extração no Vale do Lítio. A empresa também desenvolve o projeto Beharra, na exploração de areia de sílica na Austrália.
“É uma honra firmar esta parceria com a Invest Minas para impulsionar nossos projetos de lítio e terras raras. O apoio do Governo do Estado é essencial para avançarmos com confiança, e estamos animados com as oportunidades que essa colaboração trará para Minas Gerais”, afirma o presidente-executivo da companhia, Julian Babarczy.