Faltando cerca de dois meses para encerrar o ano, o vereador Fernando Linhares (Podemos) divulgou um balanço da sua gestão como presidente da Câmara Municipal de João Monlevade. Ocupando a presidência nos últimos dois anos, o verador diz que todas as ações foram cuidadosamente planejadas para promover segurança, transparência, inclusão, valorização dos servidores e um maior engajamento da população nas atividades da Casa Legislativa.
Segundo Linhares, um de seus principais legados foi ter conseguido junto ao Governo do Estado a implantação da Unidade de Atendimento Integrado (Posto UAI) em João Monlevade, sendo a primeira cidade da região a implementar uma UAI. Inaugurada em junho deste ano, a unidade centraliza serviços essenciais à população, como emissão da Carteira de Identidade, Procon, Receita Federal e CAT-Sine. Esta iniciativa facilita o acesso aos serviços públicos e beneficia os moradores de outras nove cidades do Médio Piracicaba.
A Casa Legislativa também passou por melhorias como a instalação do painel eletrônico de votação no plenário, que trouxe mais agilidade e transparência às decisões legislativas. Os antigos telefones analógicos foram substituídos por outros com tecnologia digital, o que resulta em uma comunicação mais eficiente e moderna. Linhares também conta que a Câmara passou por dedetização, limpeza das caixas d’água, higienização dos ares condicionados e aquisição de quatro novos aparelhos de ar-condicionado para substituir os que eram utilizados no plenário e sala de reuniões.
Além disso, o prédio principal e o anexo vão receber nova pintura externa e interna ainda este ano. “Estamos comprometidos em facilitar o trabalho dos vereadores e servidores. Ampliamos a frota de veículos terceirizados e disponibilizamos notebooks e celulares para os gabinetes, garantindo que todos tenham as ferramentas necessárias para desempenhar suas funções com excelência”, afirmou Linhares.
Ele também destaca as iniciativas de valorização dos servidores, que incluem a antecipação do 13º salário, a implementação de um plano de assistência à saúde odontológica, a aquisição de kits de uniformes, a disponibilização de seguro de vida e a concessão de cestas de Natal por meio de crédito no cartão alimentação. Em 2023, a Câmara retornou com o projeto Cidadão Legal, que completou sua 30ª edição. O evento foi um sucesso de público e resultou na emissão de mais de mil identidades, além de oferecer vários outros serviços de cidadania e lazer, promovendo a inclusão social e o exercício da cidadania.
No que tange à segurança, o Legislativo investiu na instalação de portas com detectores de metal e catracas com reconhecimento facial nas duas entradas do prédio, garantindo um ambiente seguro e acessível, uma vez que as catracas foram adaptadas para atender pessoas com deficiência. “Nosso objetivo é oferecer conforto e segurança a todos que visitam a Câmara. A acessibilidade também é uma de nossas prioridades. Recentemente, adquirimos cadeiras de rodas adaptadas para atender a pessoas com dificuldades de locomoção e obesidade”, ressalta.
Fernando Linhares também destaca a importância da parceria com o Executivo: “Sempre mantive um bom relacionamento com a Prefeitura e busquei contribuir para o desenvolvimento da cidade. É gratificante presidir a Câmara e pautar projetos significativos, como o que dispõe sobre a criação da Fundação Parque do Areão e Áreas Verdes, além da doação de um terreno para o Instituto Federal de Minas Gerais. Esses são passos importantes que garantirão que nossa cidade continue no caminho do desenvolvimento. Com uma gestão focada em resultados e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população, quero deixar um legado de inovação e compromisso com a comunidade de João Monlevade”.
Siderurgia em João Monlevade
A cidade recebeu recentemente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o título de “Capital Estadual do Fio Máquina”. Para o presidente da Câmara Municipal, “é um marco significativo para a cidade. Esse título não apenas reforça a identidade local, mas também valoriza a história e a presença da ArcelorMittal em nossa cidade, que tem um papel importante na nossa economia”, diz o vereador.
“Como presidente da Câmara, é gratificante ver que essa iniciativa já havia sido antecipada pela Câmara Municipal em 2022, quando aprovamos uma matéria reconhecendo a cidade como a ‘Capital do Fio Máquina’. Isso demonstra um compromisso em promover e fortalecer a nossa identidade, promovendo orgulho entre os moradores e os trabalhadores da indústria. Esta denominação também pode ser uma ferramenta importante para a promoção do turismo industrial, atraindo visitantes interessados na história e na produção do Fio máquina, contribuindo para a diversificação econômica da cidade”, finaliza o presidente da Câmara.