A Atlas Lithium deu um passo significativo em direção à sua meta de se tornar uma das principais produtoras de lítio do Brasil ao receber a licença operacional para o Projeto Neves, localizado em Minas Gerais.
Este importante avanço foi oficialmente confirmado após a aprovação unânime de um conselho de votação, que inclui representantes da sociedade civil e do governo.
Aprovação e publicação oficial da Atlas Lithium
Em 25 de outubro de 2024, o conselho, composto por doze membros, deliberou e aprovou a solicitação da Atlas Lithium.
No dia seguinte, a licença foi publicada no diário oficial do governo estadual, oficializando a permissão para que a empresa inicie as operações de montagem e funcionamento da sua planta de processamento.
Este processo foi facilitado pela recomendação técnica favorável da Fundação Ambiental de Minas Gerais, que emitiu sua análise em setembro de 2024.
A licença obtida pela Atlas Lithium é do tipo trifásica, que é a mais rápida disponível no sistema regulatório local. Isso significa que as licenças inicial, de instalação e de operação foram concedidas em uma única autorização, simplificando o processo e permitindo que a empresa comece a processar o minério de lítio e a comercializar o concentrado produzido de forma mais ágil.