Na dia 11 de maio, representantes do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) se reuniram com o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti Vitor, para discutir diversos temas.
Entre os assuntos abordados, a direção do HNSD explorou a possibilidade de aumentar o número de cirurgias eletivas realizadas em seu serviço.
Esse aumento serviria para reduzir a fila de espera para procedimentos médicos na região e evitar que os pacientes tivessem que se deslocar para Belo Horizonte.
Reunião teve como foco a implantação de uma Unidade Coronariana (UCO)
Reginaldo Calixto, ex-vice-prefeito de Itabira e ex-provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, facilitou uma reunião com o governo do estado. O objetivo do encontro foi discutir a possível implantação de uma Unidade Coronariana (UCO) no Hospital. Esta unidade permitiria ao Hospital realizar procedimentos cardíacos complexos.
Os gestores levantaram também preocupações quanto à ampliação e renovação do refeitório para acolher o novo Serviço de Nutrição e Dietética (SND). Atualmente, o refeitório produz e serve cerca de 1.000 refeições diárias.
O credenciamento de novos serviços de cardiologia em Itabira significa que a população local não terá mais que se deslocar até Belo Horizonte para o atendimento mais rápido e eficiente, como destaca Reginaldo Calixto.
“Esta proximidade com o governo de Minas é fundamental para Itabira prosperar. Bons projetos e diálogo com as pessoas certas são o caminho para a cidade avançar”
Já Márcio Labruna, provedor do HNSD, avaliou que a reunião de representantes do governo e do hospital foram bastante positiva e de grande ajuda para a população que faz uso do serviço de saúde.
“É uma porta que se abriu. Está aberta e vislumbramos excelentes perspectivas. Saímos daqui satisfeitos com a excelente receptividade e disposição do Estado em apoiar para o HNSD avançar.”
Após orientar os gestores do Hospital, o secretário sugeriu que eles desenvolvessem projetos complementares para agilizar a distribuição dos recursos. A próxima iniciativa do HNSD será realizar uma reunião com a Gerência Regional de Saúde para discutir os aspectos técnicos e normativos.