Os alunos vieram da cidade de Óbidos e desembarcaram em Belo Horizonte acompanhados de profissionais pedagógicos. O objetivo do programa é promover intercâmbio cultural entre países de língua portuguesa.
O programa educacional que promove o intercâmbio entre Brasil e Portugal teve início em dezembro de 2018, com o projeto “Cartas de Lá e Cá”. Neste projeto, os estudantes de Conceição do Mato Dentro trocavam cartas com os estudantes da cidade de Óbidos, em Portugal. Em 2019, o projeto deu origem ao livro “Cartas de Lá e Cá”, o qual alcançou grande sucesso e inspirou a participação de outras cidades portuguesas no projeto.
Desse modo, foi lançado o segundo livro com o nome “Escolas Que Se Abraçam”. Esta obra deu nome ao atual projeto que envolve as cidades de Cascais, Praga, Póvoa do Varzim, Lagos e Angra do Heroísmo, além de Óbidos. De acordo com o prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando de Oliveira, o projeto envolve diretamente as escolas e a Secretaria Municipal de Educação. Além dos alunos portugueses que chegaram a Conceição do Mato Dentro, cerca de 20 conceicionense, entre alunos e professores, saíram em intercâmbio para Óbidos a fim de viver uma nova experiência cultural.
Novos projetos
Além do “Escolas Que Se Abraçam”, novos projetos estão sendo desenvolvidos nesta área. Com o lançamento do livro “Diálogos Entre Oceanos”, as escolas de Moçambique e Angola também poderão participar do programa de intercâmbio em Conceição do Mato Dentro. Além disso, a criação de um quarto livro está prevista para agosto deste ano. Em entrevista ao Cidades e Minerais, o prefeito José Fernando afirmou que a cidade receberá a Ministra da Educação de Angola, a Diretora de Educação Básica de Moçambique e outras figuras internacionais importantes para o Festival Internacional de Língua Portuguesa. O evento acontecerá em Agosto, na cidade de Conceição do Mato Dentro e pretende promover o diálogo e a troca cultural entre diferentes países lusófonos.
“Nós estamos afirmando a máxima de Fernando Pessoa que diz: ‘A minha pátria é a língua portuguesa’.” – destacou o prefeito.