No total, doze barragens da empresa foram declaradas como estruturas estáveis desde o início do ano passado.
Na última quinta-feira (6), a Vale anunciou que duas barragens situadas em Minas Gerais saíram da situação de emergência. O comunicado foi feito após a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) assegurar a condição favorável das estruturas.
As barragens que foram retiradas do quadro de emergência são “Área IX”, na cidade de Ouro Preto e “Capitão do Mato” em Nova Lima. As estruturas foram submetidas a uma série de testes e receberam a instrumentação para seu monitoramento. Além disso, foi realizada estabilização de taludes e melhorias de drenagem.
De acordo com a Lei Ordinária 23.291, todas as barragens construídas no modelo a montante devem ser descaracterizadas. A empresa possui 30 estruturas no Programa de Descaracterização, das quais 12 já foram eliminadas. A Vale afirma que barragem “Área IX” será totalmente descaracterizada em 2024 e a barragem “Capitão do Mato” está inativa desde 2019. Esta foi construído pelo método “linha única” e possui cerca de 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos.
As ações da Vale seguem as diretrizes e normas do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).