Unesco reconhece projeto de recuperação de nascentes da Anglo American

Publicado em

A iniciativa é realizada na cabeceira do Rio Santo Antônio, em Conceição do Mato Dentro (MG) e faz parte do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American.

A Anglo American recebeu reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pela iniciativa de recuperação de nascentes da cabeceira do Rio Santo Antônio. O projeto teve início em 2020 e é realizado por meio de uma parceria com o Instituto Espinhaço. A partir do reconhecimento, a iniciativa será incluída em plataformas de divulgação da Unesco como projeto demonstrativo de Eco-hidrologia e poderá ser acessada no mundo inteiro.

O objetivo do projeto é a recuperação de 23 nascentes degradas na Cabeceira do Rio Santo Antônio, pertencente à bacia do Rio Doce. Com conclusão prevista para este ano, o projeto atua em Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e conta com o apoio de proprietários rurais para monitoramento da vegetação, plantio de plantas nativas e cercamento de terrenos. Além disso, o projeto prevê treinamentos de educação ambiental e o desenvolvimento de uma rede de lideranças locais.

A Anglo American afirma que um dos objetivos do projeto é incentivar atividades espontâneas que favoreçam o meio ambiente. A recuperação dessas áreas tem o intuito de reforçar a prestação de serviços ecossistêmicos benéficos para toda a sociedade, como aumento da produção e melhoria na qualidade da água. Com esta parceria entre diferentes agentes do território, buscamos também uma conscientização ambiental para que mais pessoas com nascentes em suas propriedades se motivem a recuperá-las, de forma voluntária” – destaca o engenheiro de Meio Ambiente da empresa, Luiz Gustavo Dias.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Anglo American, Tiago Alves, o projeto reforça a importância de parcerias entre diferentes setores para a sustentabilidade na mineração. “Este projeto reforça a importância de parcerias entre setor privado, instituições sem fins lucrativos e demais organizações para a jornada de sustentabilidade da indústria mineral. O reconhecimento da Unesco, comemorado por nós na semana do Dia Mundial da Água, mostra que estamos no caminho certo para o desenvolvimento de um meio ambiente cada vez mais saudável” – ressalta.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: https://cidadeseminerais.com.br/anglo-american-e-projeto-de-recuperacao-de-nascentes/

 

 

 

 

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios