Os contratos futuros de minério de ferro deram sinais de recuperação nesta quarta-feira (17), atingindo o patamar mais elevado em mais de cinco semanas. O movimento ascendente foi impulsionado pela melhoria observada no mercado de aço, junto com a expectativa de um aumento no abastecimento por parte das siderúrgicas, antecipando-se a um feriado na China, principal mercado consumidor desse recurso mineral.
O contrato de setembro do minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), na China, encerrou o dia com uma valorização de 4,25%, atingindo 870 iuanes (equivalente a US$ 120,20) por tonelada, marcando o valor mais alto desde 11 de março. Na sessão anterior, esse contrato havia registrado uma queda superior a 1%.
Enquanto isso, o preço do minério de ferro de maio, referência na Bolsa de Cingapura, apresentou um aumento de 5,63%, alcançando US$ 115,55 por tonelada, o que representa o nível mais alto desde 8 de março.
Demanda pelo minério de ferro no curto prazo continua robusta
Analistas apontam que a demanda pelo minério no curto prazo continua robusta, à medida que as usinas demonstram uma crescente disposição para retomar a produção, beneficiadas por uma melhora nas margens e na demanda.
Paralelamente, dados fornecidos pelo provedor de informações Gangguwang indicam que o consumo aparente de aço para construção na China registrou um aumento superior a 10% em relação à semana anterior, até 17 de abril.
Apesar disso, os embarques globais de minério de ferro diminuíram devido às condições climáticas adversas, embora os elevados estoques nos portos ainda sejam considerados um desafio a ser enfrentado.