A denúncia foi encaminhada ao Ibama e à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT-MG). Leia a matéria completa e saiba mais.
O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, do partido União Brasil foi alvo de denúncia e se tornou suspeito por prática de garimpo ilegal. De acordo com a denúncia, a atividade estaria sendo realizada na região do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, área de Proteção Ambiental localizada na estrada velha da chapada. A prática estaria sendo promovida pela Mineração Casa de Pedra, da qual governador é sócio e seu filho, Luiz Antônio Taveira Mendes é um dos administradores.
A Agência Nacional de Mineração (ANM) concedeu à empresa a autorização para explorar ouro nos arredores da região. No entanto, a denúncia afirma que o negócio tomou uma proporção maior e se expandiu para a Área de Proteção Ambiental do Parque e solicita a investigação de irregularidades no empreendimento. A denúncia ainda não foi respondida ou apurada pelo Ministério do Meio Ambiente.
Em nota, o governador suspeito afirmou a área de mineração da empresa está totalmente fora dos limites do parque. Além disso, Mauro Mendes afirma que não há envolvimento direto dele com a Mineração Casa de Pedra, portanto, considera a denúncia improcedente.