Ao longo da última semana, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), confirmou que recebeu uma proposta formal da Vale para a renovação antecipada da concessão de ferrovias. A confirmação foi feita durante uma entrevista concedida na B3, em São Paulo.
Na ocasião, o ministro revelou que a proposta de renovação antecipada das concessões da Estradas de Ferro Carajás, no Pará, e da Estrada de Ferro Vitória a Minas agradou ao Ministério dos Transportes. Renan Filho disse que estuda a proposta que chegou a cerca de 10 dias e que espera que o governa faça um esforço para viabilizar o acordo.
Sem entrar em detalhes, o ministro afirmou: “A proposta foi boa. Na minha visão, acho que o governo deveria fazer um esforço no sentido de encontrar um caminho”.
Investimentos com antecipação de renovação de concessões
O tema se arrasta há algum tempo e vem gerando expectativas no mercado e no próprio governo. O Plano Nacional de Ferrovias do Governo federal, uma das prioridades citadas pelo presidente Lula para contribuir na reindustrialização do país, deve dispor de mais de R$ 20 bilhões em investimentos
Os recursos terão origem em repactuações contratuais de renovações antecipadas de concessões, como a que ocorre na negociação com a Vale. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, a jornalistas na sede da B3, em São Paulo, na última quinta-feira (11).