O acordo entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a mineradora Kiross foi firmado no final de 2022 e terá duração de dois anos. Leia a matéria a seguir e saiba mais.
O objetivo da parceria é desenvolver melhorias na reabilitação ambiental, revegetação e reflorestamento. O foco do projeto é a maior mina de ouro a céu aberto do Brasil, o Morro do Ouro, em Paracatu-MG. A instituição federal e a empresa terão uma relação de cooperação técnica com estudos, monitoramento e treinamento das equipes da área ambiental. Além disso, os especialistas da área prestarão assistência durante todo o processo.
O coordenador do projeto e professor do Departamento de Solos da UFV, Igor Assis, cresceu na cidade de Itabira, berço da mineração no Brasil. De acordo com Igor, as expectativas em relação ao projeto são otimistas.
A Kinross e a universidade já trabalharam em parceira entre os anos de 1983 e 2012. “Os estudos realizados pela UFV foram base para a construção dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas, que precisam ser revistos periodicamente, conforme estabelecido em lei” – afirma Alessandro Nepomuceno, diretor de Sustentabilidade e Licenciamento da Kinross.