De acordo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as exportações de aço no Brasil cresceram 59% nas duas primeiras semanas de janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. Leia a matéria a seguir e saiba mais.
No comércio Internacional, a produção siderúrgica foi a sexta mais destinada ao exterior, ficando atrás apenas do arroz, milho, minerais brutos, minério de cobre e açúcar. De acordo com Marcos Ledo, CEO da Kraminox, maior produtora nacional de tubos de aço inoxidável, o crescimento é significativo e as expectativas são de crescimento constante.
“Um crescimento significativo que reforça a potência do aço não só no mercado interno brasileiro, mas também no mercado internacional. Indica ainda que a nossa produção é vista com bons olhos por diferentes regiões do globo e direciona nossas expectativas para um cenário de elevação constante”
Em 2022, as exportações registraram uma variação positiva de 46,4% e chegaram ao 12° lugar do ranking de produtos exportados, segundo o MDIC. O Brasil é o 9° maior país produtor de aço do mundo. Sua capacidade produtiva é de 36,2 milhões de toneladas métricas. Os principais destinos na exportação brasileira de aço, atualmente, são Estados Unidos, China, Canadá, Holanda e Japão.