Pesquisadores da USP dizem que barragens de mineração não cumprem critérios técnicos no Brasil

Publicado em

Pesquisadores do Instituto Politécnico (Poli) da Universidade de São Paulo (USP) avaliaram a divulgação de informações sobre os riscos das barragens de rejeitos de mineração.

Os pesquisadores afirmam que após o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, as mineradoras estão sob crescente pressão para divulgar informações sobre os riscos estruturais dessas estruturas.

Nesse sentido, foi lançado em 2020 o Padrão Global da Indústria para Gestão de Rejeitos, documento que incentiva a divulgação dessas informações em formato de banco de dados.

Esse documento coleta de informações de pesquisa e analisa quatro grupos de padrões de estrutura de armazenamento. O primeiro é o alcance dos dados, o segundo é o formato de divulgação da informação, o terceiro é a frequência de atualização da base de dados e, por último, o quarto é o conteúdo do documento.

Maior problemas da mineração no Brasil é a falta de informações atualizadas

O estudo constatou que o maior problema era a falta de atualização, onde as informações não mudavam há pelo menos um ano, sendo necessária porque a estrutura e o volume de suporte da barragem sempre estão em constante mudança.

Para os pesquisadores, esses documentos tendem a focar em questões estruturais e arquitetônicas, negligenciando, em última análise, questões relativas ao espaço e às emergências, como preparação e rotas de fuga em caso de rompimento de uma barragem.

Mesmo as bases com maior pontuação na análise não atenderam a todos os critérios, disseram os pesquisadores.

Esta série de estudos é útil porque não existem diretrizes para padronizar essas bases de dados, portanto uma análise detalhada pode trazer informações para as pessoas que vivem perto das barragens da mineração.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Sextou’ com vagas! Sine Itabira fecha a semana com 95 novas oportunidades de emprego

Confira as vagas de emprego abertas no Sine Itabira para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho nesta sexta-feira (23)

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios