Pouco mais de um ano depois de explorar a mina Mingomba, na Zâmbia, a startup de mineração KoBold Metals afirma ter descoberto um grande depósito de cobre na área, com ajuda de inteligência artificial, que identificou reservas do metal necessárias para a empresa produzir energia verde.
Com sede na área da baía de São Francisco, os principais acionistas da startup incluem a Breakthrough Energy Ventures, que é apoiada por Bill Gates, Jeff Bezos e Michael Bloomberg, bem como Andreesen Horowitz, Bond Capital, Equinor ASA e T. Rowe Price Group.
Exploração do cobre na Zâmbia vai custar US$ 2 bilhões
A KoBold Metals precisa divulgar uma pesquisa atualizada de recursos antes que a primeira produção seja planejada para o início da próxima década, além de concluir seu estudo de viabilidade para determinar a construção da nova mina, cuja construção pode custar até US$ 2 bilhões.
Para tal, a empresa norte-americana está utilizando inteligência artificial para analisar dados de perfuração e melhorar a exploração dos depósitos de cobre e cobalto de Mingomba. Além disso, a KoBold tem exposição a mais 60 áreas de exploração na Austrália, Canadá e Estados Unidos.