O Boletim Epidemilógio de Monitoramento de Dengue, Zika e Chikungunya, divulgado pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), revelou que em uma semana o número de casos de dengue mais que dobrou em Minas Gerais. O fato ocorre apenas três dias após Minas Gerais decretar situação de emergência devido ao aumento de casos de dengue e chikungunya.
De acordo com o último boletim, divulgado nessa segunda-feira (29), subiu de 14 para 35 o número de mortes em investigação por dengue em Minas Gerais. Os casos confirmados saltaram de 11.490 para 23.389. Até esta terça-feira, uma morte pela doença foi confirmada no estado.
Ainda conforme o boletim, os casos de chikungunya também tiveram aumento de mais de 100% dos casos confirmados, passando de 3.067 para 6.206 em sete dias. Uma morte em decorrência da doença foi confirmada e outras duas estão em investigação no estado.
Já sobre os casos de Zika, apenas um foi confirmado. Ao todo, oito casos estão sendo investigados e não há mortes sob investigação por conta da doença em Minas Gerais.
Situação de Emergência
Por conta da disparada de casos de dengue e chikungunya no estado, durante o último fim de semana, o Governo de Minas Gerais havia decretado Situação de Emergência em saúde pública. O decreto foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais de sábado (27), em função do cenário epidemiológico de arboviroses. Saiba mais.