Os contratos futuros do minério de ferro registraram alta nesta terça-feira (26), diante de um cenário favorável à exportação ao mercado chinês. Os resultados foram impulsionados pela expectativa de medidas de estímulo à economia chinesa e de uma demanda robusta pela matéria-prima brasileira.
O minério de ferro de maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China subiu 1,3% após uma leve queda na sessão anterior, para 980,5 iuanes (137,22 dólares) por tonelada métrica, segundo levantamento da Agência Reuters.
Na Bolsa de Cingapura, a referência de minério de ferro para janeiro subiu 1,2%, a 138,7 dólares por tonelada, recuperando-se pela terceira sessão consecutiva, ainda conforme dados da Reuters.
O governo China anunciou no último sábado (23) ter identificado um segundo lote de projetos de investimento público sob um plano de emissão de títulos e investimento anunciado em outubro para impulsionar a economia. Cinco dos maiores bancos estatais da China reduziram as taxas de juros de alguns depósitos na sexta-feira, permitindo uma perspectiva de redução dos custos de empréstimos em um momento em que o governo está pedindo aos bancos que apoiem a economia, conforme apurou a Reuters.
Demanda por minério de ferro deve crescer mais
Analistas esperam aumento na demanda por minério de ferro nas próximas semanas. As siderúrgicas chinesas reabastecem as matérias-primas para manter as necessidades de produção durante o feriado do Ano Novo Lunar. Algumas cidades do norte da China, incluindo o centro de produção de aço Tangshan, anunciaram planos para iniciar respostas de emergência, citando a piora da poluição do ar.
As siderúrgicas locais são obrigadas a reduzir a produção nessas condições. A situação afeta a demanda por matérias-primas para a fabricação de aço e sustenta os preços dos produtos siderúrgicos. As informações são da Agência Reuters.