Por conta da chegada do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando em Ipatinga, no Vale do Aço, as ações de combate às arboviroses. As doenças são transmitidas por insetos e aracnídeos com os vírus da dengue, zika, chikungunya, febre amarela e oropouche.
Entre as ações realizadas pelo Departamento de Vigilância em Saúde estão as vistorias dos Agentes de Combate a Endemias em residências e terrenos baldios, além da pulverização e bloqueio em áreas estratégicas da cidade. Para evitar a proliferação dos vetores, a execução dessas ações deverá ser contínua, de acordo com a Secretaria. Durante o último fim de semana, as equipes de bloqueio realizaram a pulverização de galerias, córregos e encostas no bairro Taúbas e na Avenida Gerasa.
O secretário de Saúde do município, Walisson Medeiros, explica que a iniciativa faz parte de uma força-tarefa que será intensificada nos próximos dias: “Estamos ampliando as ações de prevenção com medidas integradas para evitar a proliferação dos vetores. Nosso principal objetivo é conter o aumento de mosquitos transmissores das arboviroses e garantir a proteção da população”.
Ainda De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os Agentes de Combate a Endemias percorrem diariamente diversos bairros de Ipatinga, realizando inspeções em residências, comércios e terrenos baldios para identificar e eliminar potenciais criadouros de mosquitos, além de orientar a população sobre a importância do combate aos focos.
A Secretaria destaca que a participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessas medidas, orientando que as pessoas evitem o acúmulo de água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus e garrafas, além de manter as caixas d’água sempre bem fechadas.
“Cada morador é um aliado no combate a essas doenças. Se todos fizerem a sua parte, conseguiremos reduzir significativamente o risco de transmissão”, lembra o secretário de Saúde.
Saúde distribui repelentes a gestantes
Outra importante iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde é a distribuição de repelentes para gestantes em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A ação começou na última segunda-feira (21).
De acordo com a secretaria, a entrega é destinada exclusivamente às mulheres que estão no primeiro trimestre de gestação e fazem seu pré-natal na rede SUS de atenção primária. O objetivo é proteger as grávidas principalmente contra o Aedes aegypti, transmissor de arboviroses, prevenindo complicações graves, como as síndromes congênitas associadas à infecção.
“A aquisição dos repelentes é uma estratégia eficaz no combate às arboviroses, garantindo a proteção das gestantes e prevenindo complicações graves”, explica Wallison Medeiros.
A médica infectologista Carmelinda Lobato fez um alerta: “É fundamental evitar o uso de repelentes caseiros, que não têm comprovação científica de eficácia. O uso de produtos aprovados é essencial para garantir proteção adequada”.