Vale vai investir R$ 400 milhões em Inhotim nos próximos dez anos

Publicado em

 

A mineradora Vale firmou um compromisso de longo prazo com o Instituto Inhotim, em Brumadinho, para garantir sua sustentabilidade e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região. A inciativa visa o fortalecimento do setor turístico-cultural, com a democratização do acesso ao museu, e prevê aportes de até R$ 400 milhões nos próximos dez anos.

De acordo com a mineradora, os recursos financeiros serão transferidos via verba direta e por meio de aporte via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com a parceria, a entrada franca será ampliada em Inhotim, o que favorecerá os projetos educativos, o turismo e a economia local.

“A Vale está comprometida com a reparação integral de Brumadinho. Esta parceria inovadora firmada com o Instituto Inhotim visa ao desenvolvimento socioeconômico da região. Por meio dela, esperamos não apenas contribuir para garantir a sustentabilidade deste que é o maior museu a céu aberto do mundo, como também fomentar o setor turístico-cultural de Brumadinho, ampliar oportunidades de geração de renda e de acesso da população à arte, à cultura e à educação”. afirma Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.

Com a parceria, a partir de julho, a gratuidade que ocorria uma vez por mês será estendida e a entrada no Inhotim será gratuita para todos os visitantes às quartas-feiras. Além disso, moradores de Brumadinho cadastrados no programa “Nosso Inhotim”, crianças de 0 a 5 anos e guias de turismo credenciados pela Embratur e Cadastur continuam a ter entrada gratuita todos os dias. A mineradora é apoiadora da programação artística e socioeducativa do Instituto Inhotim desde 2008.

“Essa parceria inédita fortalece Inhotim como uma instituição viva, dinâmica e relevante na contemporaneidade. Com os recursos, poderemos manter um colecionismo ativo e ampliar nossa programação artística e cultural, além de expandir nossos projetos socioeducativos que já prestaram, ao longo do tempo, mais de 600 mil atendimentos a crianças e jovens de Brumadinho, exercendo um papel transformacional para a comunidade”, declara o diretor-presidente do Inhotim, Lucas Pessôa.

Empregos

Ainda de acordo com a Vale, a parceria também prevê ganhos para o desenvolvimento econômico local, com a geração de aproximadamente 700 empregos diretos, além do incremento ao turismo na região.

Dados do Boletim de Inteligência Turística, uma das ferramentas do Programa de Fomento do Turismo Sustentável em Brumadinho, publicado em dezembro de 2022, apontam que o setor de turismo emprega 1.065 pessoas diretamente e 437 indiretamente na cidade, em áreas como hospedagem, alimentação e produção associado ao turismo, como artesanato. Saiba mais sobre a iniciativa no site da Vale.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios