Ipoema: Parque Estadual Mata do Limoeiro ganha mais um atrativo turístico em 2024

Publicado em

 

Ipoema, distrito de Itabira conhecido por sediar os Museus do Tropeiro e da Pharmácia, é visitada por turistas até de outros países também por sua rica biodiversidade. No território do distrito está localizado o Parque Estadual Mata do Limoeiro, que recentemente ganhou mais um atrativo: o Mirante do Gigante.

Na manhã dessa quarta-feira (20), a equipe do parque e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itabira promoveram uma caminhada até o Mirante do Gigante, onde fizeram piquenique em comemoração à abertura do novo atrativo. O acesso é feito pela portaria do parque até uma trilha de 1,7 quilômetro. Boa parte do percurso é de mata fechada, o que permite uma caminhada mais leve e tranquila.

No ponto mais alto do mirante foi construída a estrutura de um pequeno deque e banquinho para descanso. O local é propício para piquenique e contemplação do pôr do sol.

A Unidade de Conservação (UC), administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). “O espaço está à disposição de todos os visitantes, para que possam desfrutar do local que conta com uma paisagem deslumbrante”, diz o gerente do parque, Alex Amaral.

Corredeiras da Juventude

Recentemente, o parque também inaugurou outro atrativo turístico, batizado de “Corredeiras da Juventude”. A área conta com cascatas e poços, onde é possível nadar e contemplar a beleza cênica singular das áreas verdes do parque.

As Corredeiras da Juventude situam-se acima da Cachoeira do Derrubado, com queda d’água de aproximadamente 57 metros de altura e formação de poços de 1,72 metros a 3,57 metros de profundidade. Distante da sede do parque cerca de 4,5 quilômetros, o atrativo pode ser visitado a partir de uma trilha demarcada e sinalizada, com grau de dificuldade considerado moderado.

O parque em Ipoema

Criado em 2011 e aberto à visitação pública em 2013, o Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.

A unidade de conservação tem importante papel na preservação e conservação da biodiversidade local, sendo reconhecido também pelos projetos de inclusão e educação ambiental. Entre eles, a Trilha dos Sentidos, Passaporte Turístico, Ecofolia e Natal em Comunidades. As informações são da Agência Minas.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...