Ipoema, distrito de Itabira conhecido por sediar os Museus do Tropeiro e da Pharmácia, é visitada por turistas até de outros países também por sua rica biodiversidade. No território do distrito está localizado o Parque Estadual Mata do Limoeiro, que recentemente ganhou mais um atrativo: o Mirante do Gigante.
Na manhã dessa quarta-feira (20), a equipe do parque e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itabira promoveram uma caminhada até o Mirante do Gigante, onde fizeram piquenique em comemoração à abertura do novo atrativo. O acesso é feito pela portaria do parque até uma trilha de 1,7 quilômetro. Boa parte do percurso é de mata fechada, o que permite uma caminhada mais leve e tranquila.
No ponto mais alto do mirante foi construída a estrutura de um pequeno deque e banquinho para descanso. O local é propício para piquenique e contemplação do pôr do sol.
A Unidade de Conservação (UC), administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). “O espaço está à disposição de todos os visitantes, para que possam desfrutar do local que conta com uma paisagem deslumbrante”, diz o gerente do parque, Alex Amaral.
Corredeiras da Juventude
Recentemente, o parque também inaugurou outro atrativo turístico, batizado de “Corredeiras da Juventude”. A área conta com cascatas e poços, onde é possível nadar e contemplar a beleza cênica singular das áreas verdes do parque.
As Corredeiras da Juventude situam-se acima da Cachoeira do Derrubado, com queda d’água de aproximadamente 57 metros de altura e formação de poços de 1,72 metros a 3,57 metros de profundidade. Distante da sede do parque cerca de 4,5 quilômetros, o atrativo pode ser visitado a partir de uma trilha demarcada e sinalizada, com grau de dificuldade considerado moderado.
O parque em Ipoema
Criado em 2011 e aberto à visitação pública em 2013, o Parque Estadual Mata do Limoeiro está localizado bem próximo à área urbana do distrito de Ipoema. A região está localizada na Serra do Espinhaço, a cerca de 7 quilômetros do Parque Nacional da Serra do Cipó.
A unidade de conservação tem importante papel na preservação e conservação da biodiversidade local, sendo reconhecido também pelos projetos de inclusão e educação ambiental. Entre eles, a Trilha dos Sentidos, Passaporte Turístico, Ecofolia e Natal em Comunidades. As informações são da Agência Minas.