Semana do Meio Ambiente: Horizonte Minerals quer reabilitar 29 ha até 2025

Publicado em

 

Na série Semana do Meio Ambiente, o CidadesMineradoras.com.br apresenta o Projeto Araguaia Níquel, inciativa da Horizonte Minerals em Conceição do Araguaia, no Pará. A empresa, com ativos nas bolsas de Londres e do Canadá, desenvolve o projeto com o Plano de Ação de Biodiversidade. O objetivo do projeto é reabilitar com espécies nativas cerca de 29 hectares até 2025, área equivalente a 29 campos de futebol.

Segundo a mineradora, o plantio deve começar em outubro deste ano e contribuir também para a preservação da fauna local. A intenção é aumentar os índices de biodiversidade da região por meio da recuperação de áreas a partir de viveiro de mudas.

Ainda acordo com empresa, atualmente há 12.680 unidades recém semeadas, além de medidas que evitam e minimizam os impactos e por meio de compensação ambiental. A partir dessas mudas serão recompostas áreas de pasto degradadas antes da instalação do Projeto Araguaia e adquiridas pela empresa na região. A medida inclui áreas de preservação permanentes (APPs).

“O planejamento inicial é de dez anos para recuperar a área de preservação permanente e outras degradadas, resultando em centenas de hectares recuperados. Mesmo após o fechamento das operações de mineração, o que deve ocorrer em cerca de 30 anos, a empresa dará continuidade às ações de recuperação dessas áreas”, explica a coordenadora de Meio Ambiente da Horizonte Minerals, Flávia Toledo.

Entre as ações de proteção à biodiversidade, a Horizonte Minerals também estimula ações individuais de empregados e terceirizados. Dentre essas, o cuidado com a fauna e o respeito à flora original são prioridades, o que inclui a sinalização das áreas da obra para redobrar os cuidados com os animais.

Engajamento

Ainda de acordo com a Horizonte Minerals, nesta Semana do Meio Ambiente, a intenção é de que os colaboradores sejam multiplicadores de boas práticas ambientais a partir de ações individuais. A mineradora espera que a longo prazo a ação tenha impacto global. Foram realizadas palestras sobre queimadas e diálogos sobre resíduos e cuidados com a fauna local nas vias de trânsito.

A diretora de ESG da Horizonte Minerals no Brasil, Flavia Veronese, afirma que o comprometimento da empresa com o meio ambiente está intimamente ligado ao compromisso de longo prazo com a região do Araguaia. “Com uma mina com vida útil estimada em mais de 28 anos, o Projeto Araguaia figura como um grande catalisador para o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma.

Monitoramento ambiental

A empresa destaca que o processo de produção que será implementado no Projeto Araguaia Níquel permitirá emissões de gás carbônico abaixo da média do setor, cerca de 29 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por tonelada de níquel equivalente. Projetos em operação globalmente emitem acima de 40 toneladas de CO2. A mineradora segue trabalhando para se tornar uma produtora de níquel de grande escala e relevante globalmente.

A Empresa também mantém programas de monitoramento ambiental para constantemente aferir a qualidade do ar, águas superficiais e subterrâneas, além de possíveis ruídos relacionados às suas atividades, como também o acompanhamento de indicadores de flora e fauna. Mais informações no site da empresa.

 

 

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...