RHI Magnesita inaugura no Vale do Aço primeiro viveiro de mudas em unidade de refratários

Publicado em

 

A RHI Magnesita inaugurou na útlima semana seu primeiro Viveiro de Mudas em uma unidade de refratários em Coronel Fabriciano, no Vale do Aço. O viveiro RHIMVA terá capacidade para 4 mil mudas por ano. A cerimônia de inauguração foi realizada na sexta-feira (22), como parte da programação do Dia Mundial da Água. Participaram do evento colaboradores e seus familiares, comunidade e membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Trata-se do terceiro viveiro da RHI Magnesita na América do Sul e o segundo na região Sudeste brasileira. Os outros ficam em Brumado (BA) e em Onça do Pitangui (MG), duas áreas de mineração. O quarto viveiro da companhia será inaugurado no 2º semestre deste ano, em Uberaba (MG).

O gerente de Meio Ambiente da RHI Magnesita para América do Sul, Carlos Eduardo Rodrigues, explica porque a unidade é importante para o meio ambiente: “A RHIMVA está localizada dentro da Área de Preservação Ambiental (APA) da Biquinha, o que fortalece o nosso compromisso com a preservação ambiental. Essa APA faz parte do bioma Mata Atlântica – o mais ameaçado do Brasil. E essa unidade já traz em seu DNA a sustentabilidade, por ser responsável pela produção dos nossos refratários reciclados. Ter um viveiro aqui corrobora com nossas políticas de cuidado do meio ambiente nas localidades onde atuamos”.

No viveiro serão reproduzidas mudas de espécies como Pau Brasil, Jatobá, Ipê Branco, Tamarindo e Sibipiruna. “Essas mudas serão usadas para a recuperação de áreas degradadas e para a preservação ambiental. Como já é prática nos outros viveiros mantidos pela empresa, destinaremos parte da produção para doação à comunidade, colaboradores e para instituições locais. Também teremos programas de educação ambiental com a visita de escolas para ensinarmos a produção de muda e como realizar um plantio adequado”, diz Rodrigues.

“A planta não apenas influencia o ciclo da água, mas também desempenha um papel vital na conservação do solo, na purificação da água e na manutenção da qualidade de vida e nas recargas dos aquíferos, função essencial da preservação do volume e qualidade de água presentes nos mananciais”, complementa o gestor.

RHI Magnesita Viveiro em Coronel Fabriciano 5
Inauguração ocorreu no Dia Mundial da Água, com participação dos colaboradores da empresa

A RHI Magnesita e a descarbonização

O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Coronel Fabriciano, Ivan César de Oliveira, participou da solenidade e celebrou a contribuição do projeto para o ecossistema municipal: “Cerca de 90% das cidades brasileiras carecem de uma arborização mais efetiva. Esse viveiro vai agregar na nossa arborização urbana, além de contribuir para a gestão do carbono local“.

A empresa destaca que a reciclagem de refratários na unidade de Coronel Fabriciano contribuirá diretamente para redução de CO2 emitida nas operações. Em 2023, a RHI Magnesita coletou aproximadamente 30 mil toneladas de resíduos de refratários no Brasil, destinando-os para reaproveitamento. O uso de minerais circulares representa quase 47 mil toneladas de gás carbônico (CO2) que deixaram de ser emitidos no meio ambiente, segundo a empresa.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...