Início Sustentabilidade Rejeitos do Minas-Rio são convertidos em 57 mil bloquetes para Alvorada de...

Rejeitos do Minas-Rio são convertidos em 57 mil bloquetes para Alvorada de Minas

Fotos: Divulgação -Materiais descartados do empreendimento da Anglo American resultaram em doação para pavimentação de ruas em município impactado pela mineração

 

A Anglo American doou ao município de Alvorada de Minas 57 mil bloquetes feitos a partir de rejeitos de mineração. Eles servirão para calçar um trecho que dá acesso ao distrito de Itapanhoacanga. O lote entregue nessa quinta-feira (5) foi o primeiro do projeto desenvolvido pela companhia para utilização de rejeitos do empreendimento Minas-Rio.

De acordo com a mineradora, a inciativa foi implementada no âmbito do Plano de Mineração Sustentável da empresa. “Esse projeto de produção de bloquetes é uma alternativa às soluções tradicionais, com ganhos ambientais e incentivo à economia circular, em que os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade”, explica o gerente de Meio Ambiente da Anglo American, Tiago Alves.

“Além de favorecer o meio ambiente, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades que acolhem a nossa operação, em alinhamento ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, diz a coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American, Claudiana Souza.

“Agradecemos à Anglo American pelo excelente trabalho realizado em favor do nosso município. Com esse projeto de aproveitamento dos rejeitos da mineração, a população terá mais conforto e tranquilidade em seus deslocamentos nas vias públicas”, comemora o prefeito de Alvorada de Minas, Valter Costa.

Sem Titulo 10 1
Alvorada de Minas é primeira cidade beneficiada por projeto que vem sendo desenvolvido desde 2022

Parcerias para aproveitamento dos rejeitos

A fabricação dos bloquetes é feita em parceria com uma empresa fornecedora da região do Serro. O projeto passou por períodos de estudos e testes ao longo do ano passado e também neste ano, até culminar no início da produção dos bloquetes no segundo semestre de 2023. A empresa Terraço também apoiou a inciativa, realizando voluntariamente o transporte dos materiais utilizados.

“A utilização de bloquetes produzidos com resíduos da mineração se mostra segura, resistente e durável, contribuindo com a qualidade ambiental das regiões, a melhoria da infraestrutura e a economia local”, explica a engenheira responsável pelo projeto, Ana Carolina Matias.

A mineradora estima a doação de 230 mil bloquetes até o fim deste ano para Alvorada de Minas. A Anglo American também informou que espera expandir a ação para outras regiões do Minas-Rio.

Sair da versão mobile