A Nexa anunciou ter firmado parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) – – agência pública para promoção do fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação- para aplicar R$ 4 milhões em recursos não-reembolsáveis no financiamento de projetos de inovação. A companhia, uma das maiores produtoras de zinco do mundo, tem o objetivo de beneficiar projetos voltados ao desenvolvimento de novos insumos agrícolas, a partir dos resíduos de mineração e metalurgia gerados por ela.
“A parceria com a FINEP diminuí o risco associado à pesquisa e com isso impulsiona a Nexa para a criação de novas soluções tecnológicas em suas unidades operacionais. O incentivo ao desenvolvimento tecnológico é uma ferramenta muito importante, pois produz conhecimento nacional, aumenta a eficiência da indústria e viabiliza novos usos para nossos materiais. Avançar nas agendas de economia circular, descarbonização, legado positivo, produtividade e segurança é uma questão estratégica para a Nexa. E, além disto, estamos em uma constante busca para desenvolver novos produtos, com maior qualidade, valor agregado e potencial de mercado”, detalha o vice-presidente de serviços técnicos e projetos da Nexa, Márcio Godoy.
Ainda de acordo com a empresa, a unidade de Morro Agudo não produz resíduos. Todo o material lavrado é transformado em produtos: concentrado de zinco, concentrado de chumbo, fornecer nutrientes e pó calcário agrícola (Zincal), que pode é utilizado na agricultura para reduzir a acidez do solo e aumentar a produtividade.
“Na unidade de Vazante, queremos desenvolver uma solução aos nossos resíduos e, por isso, a parceria com a FINEP é fundamental. Nosso foco é criar um processo capaz de transformar nossos resíduos em um corretivo de acidez de solo semelhante ao Zincal”, finaliza Godoy.
O Diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza, destaca que a parceria será realizada com recursos de subvenção econômica: “O apoio a empresa foi possível com a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O projeto foi selecionado por meio de uma chamada pública voltada para Defensivos agrícolas sustentáveis, bioinsumos, e fertilizantes onde a Finep busca compartilhar o risco tecnológico e estimular que as empresas apostem em inovações disruptivas para encontrar soluções tecnológicas para o setor”.
O investimento será alocado à compra de insumos para ensaios tecnológicos, aquisição de equipamentos necessários, mão de obra, terceiros e serviços gerais. As informações são do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).
Atuação
Uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, a Nexa Resources também produz cobre e chumbo. Atua há mais de 65 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritório em Luxemburgo, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Desde 2017, suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A.