Mineração Usiminas vai expandir Programa Pegadas da Serra em parceria com a Copasa

Publicado em

 

A Gerência-Geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) para apresentar ao órgão a proposta de ampliação do projeto Pegadas da Serra. A iniciativa será executada em parceria com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) também representada no encontro.

O “Pegadas da Serra” é uma iniciativa desenvolvida pela Mineração Usiminas com foco no monitoramento da fauna da região da Serra Azul, nas áreas de preservação ambiental da empresa, em Itatiaiuçu. Agora, haverá expansão do projeto para o município de Rio Manso, onde será desenvolvido no Território da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Copasa. Além da ampliação, foi lançado o segundo ciclo do programa, para acompanhamento da tendência de mudança no estado de biodiversidade das localidades contempladas, através da espécie.  Com essa mudança, o “Pegadas da Serra” atinge outro patamar, voltando-se para um trabalho de pesquisa, inclusive comportamental, de grandes proporções.

A gerente-geral de Sustentabilidade da Mineração Usiminas, Marina Magalhães, conduziu a reunião, na segunda-feira (9), e apresentou a iniciativa. “Esse é um trabalho feito desde 2012 e que muito nos orgulha. Essa ampliação permitirá o aumento do nosso entendimento sobre as espécies e, consequentemente, nos munirá de informações para implementarmos ações com foco na conservação, contribuindo para a manutenção da biodiversidade, ou seja, da vida, na região”, afirmou.

A cidade de Rio Manso, escolhida para receber essa nova etapa do “Pegadas da Serra”, já recebe outras ações ambientais realizadas pela empresa. Na localidade conhecida como “Morro da Onça”, no município, a empresa já plantou mais de 161 mil mudas de árvores nativas, em uma área de 315 hectares. Esse processo contribui para formação de corredores ecológicos e, consequentemente, para a preservação dos recursos hídricos e das áreas de recarga hídrica do Manancial do Rio Manso, um dos principais responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana.

Participaram da visita, representando o Ibama, o superintendente, Sergio Augusto Domingues; o chefe do Núcleo de Biodiversidade e Florestas, Júnio Augusto dos Santos Silva e o chefe da divisão técnica da Superintendência, Alan Gomes Carvalho. A Copasa foi representada pelo superintendente de Desenvolvimento Ambiental, Nelson Guimarães e pela analista socioambiental, Tereza Bernardes.

O Pegadas da Serra da Mineração Usiminas

O programa de monitoramento Pegadas da Serra acompanha o comportamento da fauna nativa. Hoje há quatro lobos-guará monitorados e já foram catalogadas 200 espécies de aves, 114 espécies de insetos, 39 espécies de anfíbios e répteis, 44 espécies de mamíferos. A iniciativa permite à empresa adotar ações para a preservação dos animais e hoje conta com a tecnologia de ponta, por meio de colares GPS. As informações são do Ibram.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios