Ibram inicia preparação para a 2ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias

Publicado em

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) promove até esta quarta-feira (13), em Belém (PA), a reunião preparatória para a 2ª edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias. A conferência será realizada na capital paraense, entre os dias 6 e 8 de novembro deste ano. Lideranças locais, autoridades dos setores público e privado, além de representantes das comunidades participam do encontro.

A proposta, debatida desde ontem (12), dá início ao desenvolvimento do ciclo de construção participativa da Conferência. Trata-se de pautar coletivamente os principais aspectos, oportunidades e desafios das novas economias na região, segundo o Ibram.

O diretor-presidente da instituição, Raul Jungmann, lembra que a primeira edição da conferência foi uma oportunidade para discutir problemas e soluções da região, com presença de representantes de povos originárias, empresários, militares, autoridades, governo, ambientalistas, pessoas ligadas à Academia, entre outros. “Nesta segunda edição, temos o desafio de avançar em termos de compromisso e de resultados”, afirmou.

Jungman ainda lembrou que o setor tem avançado no crescimento sustentável da indústria e destacou o ESG Mineração do Brasil. A agenda setorial tem 12 grupos de trabalho, voltados para o desenvolvimento de programas de sustentabilidade.

Conselho Sociomabinetal do Ibram e estratrégias para a mineração 

O diretor-presidente também destacou a importância da criação do Conselho Socioambiental do Ibram, formado por executivos e executivas de renome nacional, com a função de “debater estratégias que aliem objetivos comuns entre mineração, conservação ambiental, transição para uma economia de baixo carbono, preservação da Amazônia, minerais críticos e inclusão social”.

Raul Jungmann ainda reforçou a importância de obter financiamentos voltados para o desenvolvimento sustentável da região: “Precisamos analisar e compreender como podemos reunir essa imensidão de oportunidades que tem a Amazônia e transformar, com recursos, este ambiente em um local promissor de forma respeitosa e sustentável”.

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios