Fórum debaterá sustentabilidade na siderurgia e na mineração

Publicado em

 

A Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), promoverá a partir de 1 de agosto seu principal evento de 2023: a 7ª edição da ABM Week. Realizado no Auditorium da Usiminas, em São Paulo, o fórum reunirá centenas de executivos, especialistas, docentes, pesquisadores e estudantes. O debate terá como tema “Grandes transformações da indústria siderúrgica e mineração para um mundo sustentável”.

De acordo com os organizadores, a 7ª ABM Week promoverá sessões técnicas durante 11 eventos simultâneos. São temas relacionados à sustentabilidade como economia circular, transição energética, descarbonização da siderurgia e redução das emissões de CO2. Todos eles com a participação de lideranças empresariais, especialistas e pesquisadores renomados.

De acordo com ABM, o evento é uma forma de responder à crescente demanda da sociedade por sustentabilidade, em especial após o choque causado pela publicação do Relatório Global de Desenvolvimento Sustentável 2022. Este revelou que crises em cascata estão colocando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em grave perigo.

Preocupada, a Indústria de Base do Brasil, com destaque aos setores de siderurgia e mineração, tem buscado criar e implantar medidas capazes de reduzir sua pegada de carbono e minimizar impactos ambientais. Os setores têm contado com o apoio de instituições governamentais, com a criação do Plano Nacional de Mineração 2050 e o Projeto Siderurgia Sustentável.

Formato

Ainda de acordo com os organizadores, o debate será realizado ao longo de um Fórum de Líderes. Os principais executivos de algumas das mais importantes empresas siderúrgicas e de mineração presentes no Brasil apresentarão visões estratégias e planos aos participantes. Eles vão  tratar das transformações industriais realizadas em busca de atribuir maior sustentabilidade aos processos de extração e produção. O objetivo é atender aos acordos e regulamentações associados às mudanças climáticas.

A Coordenadora do Fórum de Líderes da ABM Week, Vânia Lucia de Lima Andrade, resume: “Percebemos como esse assunto é essencial e o quanto as siderúrgicas em nível mundial estão envolvidas com o processo de descarbonização. Ou seja, esse é um caminho sem volta. As produtoras de materiais para as siderúrgicas, as mineradoras, também estão se transformando para atender as demandas da sociedade, o que é muito impactante hoje em dia”.

 

Serviço:

Fórum de Líderes – Grandes transformações da indústria siderúrgica e mineração para um mundo sustentável

Data: 01/08/2022

Horário: 16:30 – 18:30

Local:  Auditorium USIMINAS no Pro Magno Centro de Eventos localizado Avenida Professora Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP

Inscrições pelo link

Matérias Relacionadas

‘Biossólido Itabira’ irá transformar lodo da Estação de Tratamento de Esgoto Laboreaux em um insumo agrícola

O “Biossólido Itabira”, uma colaboração entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de...

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Festival Os Sons do Brasil’ chega em Ouro Preto e Mariana entre 20 a 22 de junho

Entre os dias 20 a 22 de junho, Ouro Preto e Mariana serão palcos...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Cidade das gemas: moradores de Teófilo Otoni vivem terror com guerra entre facções criminosas

Bandidos trocaram tiros com a Polícia na noite desta quinta-feira; PCC e Comando Vermelho vêm amedrontando moradores da cidade nas últimas semanas

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios