Início Sustentabilidade Caminhos para mineração sustentável

Caminhos para mineração sustentável

Imagem Ilustrativa. Reprodução: Geotech.

A sustentabilidade é um conceito aplicado ao equilíbrio de determinada atividade com a proteção do meio ambiente. Por causa da grande interferência causada na natureza, a mineração é um processo que precisa, urgentemente, de medidas sustentáveis.

O contexto da mineração no Brasil é preocupante em relação à sustentabilidade. Além dos desastres ambientais como o de Mariana e Brumadinho, convivemos com a perda dos recursos hídricos, avanço da mineração em áreas de reserva ambiental, invasão de comunidades originárias e ribeirinhas e contaminação dos solos. Além disso, de acordo com o levantamento de dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento da Amazônia e a retirada da vegetação nativa em função da atividade mineradora cresceu exponencialmente no ano de 2020 (mais de 80% em relação ao ano anterior)

impacto ambiental agua
Rio poluído próximo à área de mineração. Imagem: Reprodução Igui Ecologia.

Entretanto, ao contrário do que se pensa, as indústrias não devem ser tratadas como obstáculo para a sustentabilidade, mas sim, como oportunidade. A atividade industrial no país é muito importante do ponto de vista econômico, pois além de ser responsável pela geração de empregos, contribui com a produtividade e as exportações no Brasil. Entretanto, o desenvolvimento sustentável das indústrias e da mineração depende de alguns esforços.

Como colocar a mineração sustentável em prática?

A tecnologia aliada ao conhecimento científico são indispensáveis para a criação e revisão das políticas de sustentabilidade na mineração. Investir em pesquisas ambientais é o caminho mais seguro para desenvolver ações de reaproveitamento de rejeitos, reflorestamento, aumento da produtividade em áreas já exploradas e reparação ambiental.

Além disso, a fiscalização e o acompanhamento ambiental são imprescindíveis para a proteção de recursos hídricos, vegetação nativa, comunidades originárias e ribeirinhas e, principalmente, áreas de reserva ambiental. Para auxiliar no processo de Mineração Sustentável, os principais órgãos são: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretarias do Meio Ambiente (sejam elas municipais, estaduais ou federais) e Polícia Militar Ambiental.

Exemplos de Mineração Sustentável

Apesar dos desafios da sustentabilidade na atividade mineradora, algumas empresas se destacam no assunto. A Mineração Rio do Norte (MRN), por exemplo, realiza investimentos contínuos na área de inovação para recuperação das áreas exploradas em Saracá-Taquera, no Pará.  A Alcoa é uma siderúrgica americana também instalada no Estado do Pará. A empresa se destaca em programas de reflorestamentos e políticas sustentáveis no município de Juruti, no Pará. Ademais, a empresa Anglo American é referência em sustentabilidade devido ao seu Plano de Mineração Sustentável em Minas Gerais.

 

 

Sair da versão mobile