O manganês é um metal de transição altamente oxidante e frágil. Utilizado como matéria prima principal nas siderúrgicas, o manganês é muito importante para a produção de ligas metálicas nas indústrias.
Atualmente, o manganês é considerado o 4° metal mais utilizado no mundo. O Brasil é referência na produção do metal há mais de um século, com destaque para o Morro da Mina, em Minas Gerais e Mina do Igarapé Azul, no parque dos Carajás. A exploração de manganês no Brasil fomenta, principalmente, as indústrias de tecnologia e siderurgia, pois ele é matéria prima na produção de aço e pilhas.
As regiões mais influentes na exploração de manganês são Minas Gerais, Pará, Mato Grosso do Sul e Amapá. Além da produção, o Brasil também se destaca nas exportações do metal. Os maiores parceiros comerciais do Brasil, no contexto atual, são China, Argentina, Uruguai e Ucrânia. A instabilidade política e econômica da China causada pelas medidas de “Covid-0” e a guerra da Ucrânia exercem influência direta no volume e valor das exportações. No entanto, ainda não há dados que revelem isso de forma específica para o manganês.