Appian fechou 2023 exportando 217 mil toneladas de metais verdes e reduzindo emissão de CO2 em 4,6 mil toneladas

Publicado em

 

Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, fechou 2023 com mais de 217 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para América do Norte, Europa e Ásia. O resultado, comemorado pelo fundo de origem britânica, representa um volume aproximadamente 10% superior ao obtido em 2022, quando exportou 198 mil toneladas.

O fundo tem cinco anos de atuação no mercado brasileiro e é responsável pela gestão dos dois ativos do grupo que produzem essas Commodities no Brasil: Atlantic Nickel – produtora de concentrado de níquel sulfetado – e Mineração Vale Verde – produtora de concentrado de cobre.

“O resultado das exportações em 2023 demonstra mais um ano de excelência operacional na extração de cobre e níquel, importantes minérios para a transição energética mundial, assim como o compromisso com a segurança. Nossa equipe garante não apenas uma operação eficiente, mas também a integridade de nossos colaboradores e do meio ambiente. O crescimento recorde que alcançamos em 2023 representa nosso compromisso com a responsabilidade corporativa, a transparência e a contribuição positiva para as comunidades anfitriãs das nossas operações”, explica o CFO da Appian Capital Brazil, Milson Mundim.

De acordo com Appian, durante o período destaca-se que foram utilizados navios otimizados para exportação de minerais à China e Finlândia, reduzindo a emissão de carbono e o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo. O transporte destas commodities representa a movimentação de minérios base para o investimento em energia limpa, tornando a Appian protagonista de grande relevância para a transição energética.

Com a estratégia de realizar embarques combinados para transportar sua produção de cobre e níquel sulfetado, o volume de CO2e não emitido na atmosfera em 2023 é equivalente a duas viagens de navio entre Brasil e China, segundo a Appian. Com a estratégia, o fundo foi capaz de reduzir a emissão de mais de 4.680(t) CO2e, redução que representa 31,58% da emissão total que ocorreria em um cenário de embarques individuais.

“Este é um marco significativo para a Appian. Com sólido compromisso ao meio ambiente, o nosso modelo de negócio, tem se dedicado em desenvolver boas práticas sustentáveis. Estamos empenhados em realizar cada vez mais embarques combinados. Não é fácil e envolve diversas áreas e fatores, mas sabemos que quanto mais fretes combinados realizarmos, menos CO² iremos emitir, o que claramente contribuirá para a redução da nossa pegada de carbono. Vale o esforço porque esse é o nosso jeito de operar, empenhados e comprometidos com o respeito ao meio ambiente”, diz a gerente Comercial e Logística Outbound do fundo, Renata Lamas.

Além disso, em 2023, a Atlantic Nickel e a Mineração Vale Verde, ativos do fundo, receberam o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol em seus inventários de gases de efeito estufa (GEE), referente ao ano de 2022. A categoria ouro é o reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões devidamente verificado, comprovando seus esforços na redução dos impactos ambientais, e reitera o alto nível de qualidade de nossas operações, e a preocupação da Appian em mitigar as emissões de gases de efeito estufa.

Com carga de 112 mil toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 15.111 toneladas de níquel contido, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou doze embarques desde janeiro de 2023. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, para a China e para Finlândia.

Os ativos da Appian

Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel diz manter o compromisso com desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir seu potencial máximo de produção. O níquel sulfetado é um dos metais mais resistentes e versáteis da natureza, além de ser matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.

De acordo com dados divulgados pela empresa, os embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote em 2023 totalizaram 105.819 toneladas, sendo aproximadamente 25.980 toneladas de cobre contido. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à Finlândia, Taiwan e China.

Já a Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros

Em 2022, a Appian Capital Brazil exportou mais de 198.290 toneladas de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, China e Finlândia. Para saber mais, acesse o site. As informações são do Ibram.

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...