Conheça 5 curiosidades sobre mineração

Publicado em

As atividades mineradoras são processos socioeconômicos muito importantes e reconhecidos no Brasil e no mundo inteiro. Confira, agora, algumas curiosidades sobre a mineração.

Nióbio

O nióbio é um metal de transição muito resistente à corrosão e à temperaturas extremas. Descoberto em 1801, o metal é cobiçado por diversos países e muito usado nas indústrias aeroespaciais e bélicas, além de ser matéria prima de aços especiais, gasodutos e automóveis.

O Brasil detém quase um monopólio do nióbio. 98% das reservas estão localizadas em território brasileiro (predominantemente, em Minas Gerais, Amazonas e Goiás). Atualmente, a maior empresa exploradora de nióbio no Brasil é a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

niobio
Pedra de nióbio em seu estado natural. Foto: Teachnuclear

A Hematita

A hematita é resultado de óxidos de ferro e foi o primeiro mineral com registros de exploração na história. Os antigos guerreiros usavam a pedra de hematita em ornamentos de guerra pois a consideravam símbolo de força e virilidade. Atualmente, o mineral é utilizado como amuleto de proteção em joias e também é explorado pela indústria metalúrgica e agroquímica.

hematita
Pedra de hematita em seu estado natural e pulseira de contas de hematita polida. Imagem: reprodução Elo7

Os primeiros diamantes do Brasil

A exploração de diamantes no Brasil começou no ano de 1729. Os primeiros diamantes foram encontrados na região do Rio Jequitinhonha, o qual banha os estados de Minas Gerais e Bahia. O nome da cidade Diamantina faz referência à exploração do diamante na região, pois ela foi considerada a maior produtora da época.

diamante estado natural
Pedra de diamante não lapidada. Imagem: reprodução Diamond101.

Santo do pau-oco

Quem nunca ouviu a expressão “Santo do pau-oco” sendo usada para se referir a pessoas dissimuladas e enganadoras? A expressão teve sua origem no século XVII e faz referência ao contrabando de ouro. Para fugir dos impostos cobrados pela coroa portuguesa, as pepitas e o ouro em pó eram escondidos e contrabandeados em santos de madeira oca nas celebrações católicas.

santo do pau oco
Imagem de Nossa Senhora do produzida em madeira oca para contrabando de ouro. Objeto histórico preservado. Imagem: reprodução Dicionário Informal.

A história de Chico Rei

Apesar de não ter comprovações históricas, a história de Chico Rei é uma tradição em Minas Gerais.

De acordo com o que reza a lenda, Calanga foi um rei do Congo capturado pelos portugueses para ser escravizado no Brasil e que foi batizado por Francisco ao chegar em território brasileiro. Francisco escondia o ouro em seus cabelos e unhas após o trabalho nas minas e acumulou, dessa forma, uma fortuna que permitiu a compra de sua liberdade e de seu filho, além da alforria de outros escravos do Congo.
Posteriormente, Francisco tornou-se dono da “Mina da Encardideira” e passou a ser conhecido pelos escravos como Chico Rei. Segundo a tradição, a celebração do Congado ainda presente no Brasil, teve sua origem com a vida e os feitos de Chico Rei.

congad
Congado: Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. Foto João Paulo Martins

Matérias Relacionadas

‘Festival Fartura Dona Lucinha’ agita cidades de Serro e Conceição do Mato Dentro

Entre os dias 20 e 28 de maio, o "Festival Fartura Dona Lucinha" chega...

‘Rodovia do Minério’: acordo entre MPMG e prefeituras pode tirar 1.500 carretas da BR–040

No primeiro semestre deste ano, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pretende finalizar...

“A Concessão Itabira Iron”: Livro relata a história da mineração em Itabira.

"A concessão Itabira Iron, a origem da Vale e os primórdios da mineração no...

“É impossível conduzir uma agência na situação que ela está” – diz AMIG sobre Agência Nacional de Mineração

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil(AMIG) declarou apoio aos...

últimas Matérias

 Anglo Gold Ashanti tem vagas de estágio para níveis técnico e superior

Vagas se destinam tanto a atuações presenciais quanto híbridas, com carga horária diária de 6 horas; Inscrições podem ser feitas pela internet até 31 de agosto

 Ato em defesa da ANM – servidores protestam pela estruturação da Agência Nacional de Mineração

Servidores da Agência Nacional de Mineração estão com as atividades paralisadas como forma de...

 Funcionários dos Correios desistem de greve na véspera da Black Friday

Servidores cogitavam paralisação para reivindicar correções em Acordo Coletivo e melhores condições de trabalho, mas desistiram da ideia após terem pedidos considerados pelos Correios

‘AMM nas Micros’ chega em Conceição do Mato Dentro na próxima semana

A caravana do “AMM nas Micros” volta às estradas e desta vez o objetivo...