Início Super Interessante Estrada Real: um caminho de riquezas – Parte 1

Estrada Real: um caminho de riquezas – Parte 1

Identificação de um ponto na Estrada Real. Reprodução: Leve na Viagem.

A Estrada Real também conhecida como o Caminho das Pedras Preciosas é uma herança histórica e estrutural do século XXVII. Saiba mais sobre a origem da Estrada Real e o Caminho Velho na matéria abaixo.

No período da colonização portuguesa, a descoberta de metais e pedras preciosas foi decisiva para o início da atividade mineradora. A exploração de ouro e pedras preciosas motivou a expansão do território brasileiro em direção ao interior e a mudança da capital de Salvador para o Rio de Janeiro a fim de facilitar as exportações.

O percurso do ouro era um caminho já conhecido pelas comunidades indígenas. Apesar de nunca terem explorado de fato os recursos, os povos originários marcaram o caminho com o sangue e o sofrimento da escravidão. A partir do contato e da observação dos povos indígenas, os bandeirantes notaram a presença de materiais valiosos na região e criaram a Estrada Real.

A coroa portuguesa considerava a Estrada Real um “caminho seguro” para escoamento de riquezas. O objetivo ao estabelecer uma rota oficial era evitar o contrabando e fiscalizar a cobrança de impostos sobre o ouro e os diamantes realizada nos Postos de Registros. As riquezas saíam de Minas Gerais, passavam pelo porto de Paraty, no Rio de Janeiro e iam direto para Portugal.

O “caminho velho” da estrada real tem 710 quilômetros de extensão e era formado por: Ouro Preto, São João Del Rei, Caxambu e Paraty. As viagens feitas nesta rota foram muito importantes para o surgimentos de povoados e comércios locais na região.

estrada real
Mapa da Estrada Real. Fonte: Guia da Estrada Real

Anos depois, o Caminho Velho foi substituído por uma nova rota. Para saber mais sobre a Estrada Real e Caminho Novo, clique no link e confira a matéria: https://cidadeseminerais.com.br/estrada-real-um-caminho-de-riquezas-parte-2/

 

Sair da versão mobile