O minério de ferro é considerado o material mais utilizado no mundo e o 2° metal mais abundante na natureza.
Caracterizado por sua versatilidade e baixo custo de exploração e produção, o minério de ferro é a principal matéria prima das indústrias de base. Desde objetos do cotidiano como utensílios de cozinha, até grandes ferrovias, o metal está presente e representa muito mais do que imaginamos. Ele está em todo lugar: nas indústrias metalúrgicas, no setor automotivo, nos eletrodomésticos e, principalmente, na produção do aço.
O minério de ferro é explorado no Brasil desde o século XX, em 1985. Atualmente, ele representa uma das principais bases da economia brasileira. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), foram exportadas 357,7 milhões de toneladas de minério de ferro no ano de 2022. Além de ser o 2° maior produtor mundial, o país é sede da maior produtora do mundo, a Vale.
O minério de ferro é um recurso muito importante não só para o Brasil, mas para o mundo todo. A exploração do ferro contribui para a economia e geração de empregos, além de favorecer o desenvolvimento de novas tecnologias, como o Sistema de Reaproveitamento criado pela Vale. Esse sistema visa reaproveitar os resíduos gerados pela atividade mineradora e contribuir para as políticas de sustentabilidades que são urgentes no contexto climático e ambiental que vivemos.
Apesar da riqueza e importância do minério de ferro, é importante ressaltar que a atividade de extração e produção podem acarretar diversos impactos socioambientais no Brasil. Para saber mais, clique no link e confira a matéria: https://cidadeseminerais.com.br/mineracao-processos-e-impactos/