Diante do aumento dos casos de dengue, a Prefeitura de Santa Maria de Itabira intensificou a campanha contra o mosquito Aedes aegypti na cidade.
Equipes de controle de endemias visitam residências, armazéns, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para detectar possíveis riscos do vetor e orientar a população sobre acúmulo de água e lixo.
Se for detectada a presença de larvas, os agentes aplicam larvicida. O bloqueio foi feito com agrotóxicos em um raio de 300 metros das casas com casos confirmados de dengue.
Santa Maria de Itabira intensifica ação de combate após aumento dos casos em MG
Na última semana epidemiológica de 2023, foram notificados 58 casos suspeitos e confirmados. Na segunda semana epidemiológica de 2024 foram registrados 108 casos em Minas Gerais.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) divulgou que só no primeiro semestre de 2024 o número de diagnósticos positivos aumentou 754% em relação ao mesmo período do ano passado.
Desde o dia 15 de janeiro foi intensificada outra operação de extrema importância, nomeadamente a limpeza das ruas, capina, roçada e recolha de entulhos e objetos que possam acumular água.
Em dias pré-determinados, um caminhão será utilizado na comunidade para dar aos moradores a oportunidade de retirar todos os entulhos de suas casas. O município também aumentou a sua força de trabalho de limpeza, capina e roçada e adquiriu mais equipamento.
Após reunião no dia 22 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Santa Maria de Itabira ampliou o horário de funcionamento do posto de saúde da cidade para pacientes com sintomas de dengue.