Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG), até a última segunda-feira (8), Minas Gerais registrou 1.451 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 415 casos foram confirmados para a doença. Até a divulgação do último boletim, não havia óbitos por dengue confirmados ou em investigação no estado.
Com relação à febre Chikungunya, foram registrados 139 casos prováveis da doença, dos quais 71 foram confirmados. Até o momento, não foram confirmados óbitos por Chikungunya em Minas Gerais e nenhum óbito está em investigação, ainda segundo a SES-MG.
Quanto ao vírus Zika, até a semana epidemiológica 52/2023, data da última atualização dos casos, foram registrados 152 casos prováveis. Há 48 confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais.
Boletim com a situação em Minas é divulgado quinzenalmente
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lembra que o boletim é atualizado quinzenalmente. A publicação na íntegra do Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG pode ser consultada por meio do Link.
Quantos aos cuidados para se evitar a proliferação do aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, as recomendações são sempre as mesmas: manter quintais limpos, livres de entulhos e materiais que possam acumular água parada. Outras informações no site da SES-MG e no portal da Vigilância Epidemilológica.