A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo informou nesta terça-feira (19) que o carro pulverizador de inseticida começou a circular na cidade. O trabalho é feito por meio de uma parceria com o Instituto de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (Icismepi).
Conforme divulgado pela Prefeitura, o veículo pulverizador realizará a desinfecção em toda a cidade até o dia 6 de abril. O cronograma do serviço foi dividido em três áreas, com o inseticida voltando a ser aplicado em cada uma delas por três vezes. A pulverização será feita sempre entre 6h e 9h e entre 16h30 às 22h, períodos de maior eficácia do inseticida, segundo especialistas.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta os moradores a deixarem as residências com portas e janelas abertas para maior disseminação do produto, além de proteger animais domésticos, retirar roupas do varal e permanecer dentro de casa para evitar exposição ao veneno. A ação será acompanhada por agentes de endemias.
Dengue em São Gonçalo
Conforme o último levantamento divulgado pela Vigilância Epidemiológica, considerando o período de de 1º de janeiro a 11 de março desse ano, o município registrou 1.097 casos de dengue confirmados e um de Chikungunya em investigação. No próximo dia 23 de março, será promovido mais um Dia D de combate à proliferação do Aedes aegypti nos bairros de maior incidência na cidade.
O cronograma de aplicação do inseticida nos bairros está no site da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo.