Início Previsão do Tempo Minas enfrenta onda de calor com temperaturas que podem superar 38ºC nesta...

Minas enfrenta onda de calor com temperaturas que podem superar 38ºC nesta semana

Imagem: Climatempo - De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante pelo menos cinco dias consecutivos, afetando grandes áreas e não apenas uma localidade.

A partir desta segunda-feira (17), Minas será atingida por uma onda de calor que pode elevar os termômetros em até 5ºC acima da média, com temperaturas chegando a 38ºC em algumas regiões. Essa é a terceira temporada de altas temperaturas no Brasil neste ano.

O impacto da onda de calor em Minas Gerais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Climatempo alertam que a onda de calor afetará não só Minas Gerais, mas também outros estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e a Bahia. Esse fenômeno, resultado de uma massa de ar quente e seco, tem se intensificado desde o último domingo, 16, e promete persistir até o dia 24 de fevereiro.

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma onda de calor é caracterizada quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante pelo menos cinco dias consecutivos, afetando grandes áreas e não apenas uma localidade.

Temperaturas e previsões para a semana

A previsão para o estado mineiro inclui temperaturas elevadas e clima estável, com exceção de chuvas isoladas nas regiões Noroeste e Triângulo. O dia desta segunda-feira será de céu parcialmente nublado no Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, enquanto nas demais regiões o céu será claro a parcialmente nublado. Belo Horizonte terá máxima de 33ºC.

Com a tendência de calor contínuo, a expectativa é que as condições climáticas permaneçam estáveis ao longo da semana, caracterizando uma típica onda de calor de verão.

Sair da versão mobile