A partir desta quarta-feira (12), a região Noroeste de Minas Gerais começará a sentir os efeitos de uma intensa onda de calor que se estendeu desde o Sul do Brasil. O fenômeno meteorológico, que já afetou cidades gaúchas desde a semana passada, deve provocar altas temperaturas, com picos que podem ultrapassar os 40°C na região, e o impacto está previsto para durar até, pelo menos, o dia 21 de fevereiro.
Onde de calor atinge outras áreas do Brasil
Além do Noroeste de Minas, a onda de calor afetará uma extensa área, abrangendo todo o Sudeste do país, grande parte do Nordeste e algumas regiões do Norte. Cidades do Rio de Janeiro, incluindo sua região metropolitana, estados do Oeste da Bahia, Vale do São Francisco, e o sertão da Bahia, Pernambuco e Piauí também enfrentarão temperaturas extremamente elevadas.
O Instituto Climatempo, que monitora e prevê as condições climáticas no Brasil, alerta que o estado de São Paulo, a faixa sul de Mato Grosso do Sul e as regiões norte e noroeste do Paraná também estão dentro da área de influência da onda de calor, podendo registrar temperaturas próximas a 40°C.
Esse cenário exige cuidados especiais, principalmente em áreas com grande concentração de pessoas e em atividades ao ar livre, devido ao risco de desidratação, golpes de calor e outros problemas relacionados ao calor extremo.