A cidade de Itabira teve uma renovação de 64,70% na composição da Câmara Municipal para os próximos quatro anos. Assim, apenas seis dos vereadores eleitos seguem para mais um mandato. Entre eles, o mais votado: Carlos Henrique (PDT) que recebeu 3013 votos e fez história na cidade, com a maior votação já registrada.
Na lista de reeleitos figuram mais votações expressivas, com mais de mil eleitores escolhendo Reinaldo Lacerda (1.787 votos) e Bernardo Rosa (1.761 votos), ambos do PSB; Júlio Contador (1.383 votos), reeleito pelos PRD; e Rodrigo Diguerê (1.062 votos), pelo MDB.
Fechando a lista de vereadores reeleitos, Heraldo Original (Republicanos), conquistou 944 eleitores.
Vereadores que estão de volta
A renovação da Câmara de Itabira não se fez apenas de vereadores de primeira viagem. Alguns dos eleitos estão retornando à casa depois de um mandato longe. É o caso do segundo vereador mais votado deste pleito, Marcelino Guedes (PSB). Ele obteve 1.879 votos e garantiu uma nova chance no Legislativo itabirano.
Quem também está de volta, e figurando entre os cinco vereadores com mais eleitores, é Carlim Sacolão Filho (Solidariedade). Mais uma vez, fazendo dobradinha com o pai Carlim Sacolão, ele “herdou” o eleitorado e entrou com 1.515 votos.
Completam a lista de retornos à vereança: Ronaldo Capoeira (PRD), com 1.505 eleitores; e Leandro Pascoal “Mãos na Massa” (PSD), escolhido por 655 pessoas, se tornando o vereador menos votado a se eleger.
Primeiro mandato nestas eleições
Como resultado das eleições 2024, a Câmara de Itabira segue sendo majoritariamente masculina. Desta vez, apenas duas mulheres conseguiram ser eleitas, ambas do PDT: Jordana Madeira (1.484 votos) e Dulce Citi (1.100 votos).
Na lista de novatos desse anos também estão: o líder comunitário Yuyu da Pedreira (PSB) com 1.371 votos; seguido de Luiz Carlos de Ipoema (MDB) e seus 1.216 votos. Elias Lima (Solidariedade), depois de bater na trave várias vezes, conquistou 942 eleitores. Já Marquinhos da Saúde, também do Solidariedade, alcançou 934 votantes; e Didi do Caldo de Cana (PL) garantiu sua entrada com 832 votos e fecha a lista.