Início Cidadania Movimento Pró-Vidas da BR-381 coleta sugestões para amenizar gargalo na saída de...

Movimento Pró-Vidas da BR-381 coleta sugestões para amenizar gargalo na saída de Belo Horizonte

Foto: Street View - Inciativa mobiliza membros da sociedade civil e poder público em busca de solução para o tráfego e a segurança dos usuários da BR-381

 

O Movimento Pró-Vidas da BR-381, inciativa que mobiliza membros da sociedade civil e do poder público em busca de soluções para a rodovia, abriu uma consulta pública para coletar sugestões da população sobre medidas que possam amenizar o “gargalo” na saída de Belo Horizonte para regiões importante do estado. O trecho é o que mais concentra engarrafamentos na BR-381, por ser de pista simples e ter grande volume de tráfego de veículos leves e pesados diariamente.

“Estaremos copilando todas as sugestões, avaliando e, posteriormente, estaremos reunindo com os órgãos competentes (DNIT, ANTT, Polícia Rodoviária, etc.) para tentarmos viabilizar ações paliativas”, explica o coordenador do movimento, Clésio Gonçalves.

“Nós, do Movimento Pró-Vidas da BR-381, estamos preocupados, pois se agora está ruim, quando for realizar as obras, ficará ainda pior”, complementa, se referindo às obras de duplicação que serão realizadas pelo Governo Federal entre Caeté e a capital.

Para recolher as sugestões, o movimento disponibilizou o e-mail: br381vidaevalor@gmail.com

Atuação do Movimento Pró-Vidas BR-381

Na última semana, membros do Movimento Pró-Vidas BR-381 se reuniram com representantes do poder público para tratar da renovação da Licença de Instalação para as obras de duplicação da rodovia. Na reunirão articulada pelo secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG), Pedro Bruno, estiveram presentes o Secretário adjunto de Meio Ambiente de Minas Gerais, Leonardo Monteiro Rodrigues, e o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Rodrigo de Melo Teixeira.

Também participaram representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), além de uma comitiva formada pelo coordenador do movimento, Clésio Gonçalves, prefeitos e secretários municipais do Médio Piracicaba, microrregião diretamente interessada em uma solução para o tráfego e a segurança na rodovia. As obras também têm grande importância para o acesso a regiões minerárias e siderúrgicas do estado.

O objetivo da reunião foi garantir que a licença para a realização das obras de duplicação ainda estará vigorando quando os trabalhos do DNIT se iniciarem. Os participantes destacaram a importância da duplicação e se comprometeram em viabilizar a renovação da licença.

O Movimento Pro-Vidas da BR-381 informou que, na ocasião, por meio de seu represente na área de Meio Ambiente, Leandro Muniz, o DNIT assegurou que entrou com a solicitação de renovação da licença com 4 meses de antecedência. Com vencimento previsto para o próximo mês de setembro, ela ficará em vigor até a análise pelos órgãos ambientais competentes.

“Temos sempre que ficar Vigilantes em tudo que envolve a BR 381, pois precisamos da Rodovia duplicada no mais curto tempo possível”, diz o prefeito de São José do Goiabal, José Roberto Garrif.

Sem Titulo 7 2
Foto: Divulgação – Representantes do Movimento Pró-Vidas da BR-381 em reunião na Seinfra-MG

A duplicação da BR-381 no trecho crítico

Após a publicação do edital de licitação das obras de duplicação do trecho entre Ravena e Caeté (lote 8A) na BR-381, no início de junho, a expectativa passou para a publicação do edital do trecho mais crítico, entre Belo Horizonte e o Anel Rodoviário, até a entrada da Avenida Cristiano Machado, na capital. A previsão do Ministério dos Transportes é de que esse edital seja lançado ainda em 2024.

Ambos os trechos terão obras sob responsabilidade do Governo Federal, sendo que o segundo lote (8B), é considerado o mais crítico por envolver a necessidade de reassentamento de cerca de 2 mil famílias que vivem às margens da rodovia. Saiba mais.

Sair da versão mobile