Início Cidades Itabira Eleições 2024: Marco Lage quer secretariado técnico e que entregue resultados

Eleições 2024: Marco Lage quer secretariado técnico e que entregue resultados

Foto: Reprodução/ redes sociais - Marco Lage mantém favoritismo, reeleito prefeito de Itabira com 76% dos votos válidos e promete secretariado técnico com entrega de resultados

 

Minutos após se reeleger prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), ao lado de seu vice Marco Antônio Gomes (PRD), recebeu a imprensa em seu comitê de campanha. Nessa primeira coletiva, ele falou do resultado das eleições, dos primeiros passos do novo mandato, planos de continuidade do trabalho e a alegria da completa aceitação do eleitorado itabirano.

“Embora tenhamos feito uma campanha limpa, honesta, transparente e envolvendo toda a comunidade, a população respondeu àquilo que eles presenciaram no nosso governo. O que nos elegeu não foi a campanha, foi o trabalho que realizamos nesse primeiro mandato”, celebrou.

Marco Gomes, vice-prefeito reeleito, também comemorou a conquista. Ele explicou que mesmo sendo um político de direita, sentiu que as ideias dele e do companheiro Marco Lage se completaram. “Ele investiu os últimos anos em tornar Itabira uma cidade viável, sustentável, desenvolvida e dando possibilidade para que a gente cresça. A resposta dos eleitores foi à gestão que começamos há quatro anos”.

WhatsApp Image 2024 10 06 at 21.10.25
Marco Gomes e Marco Lage durando coletiva de imprensa, após apuração das urnas. Foto: Tatiana Linhares

Secretariado técnico

Para Marco Lage, continuidade é uma palavra chave. Para isso, ele pretender seguir com a ideia de escalar pessoas com conhecimentos técnicos para assumirem as secretarias municipais. “Eu tiro da minha experiência com a iniciativa privada, a ideia de que a estrutura de uma organização administrativa precisa exigir resultados. E eu trouxe essa cultura de resultados para a política”, exemplifica.

E ele continua: “na gestão pública, isso é sinônimo de qualidade de vida das pessoas em uma ponta, e na outra os programa da diversificação econômica. Nesse segundo mandato, vamos apostar em secretários que possam contribuir com o resultado, que tenham liderança sobre seus times e que possamos fazer acontecer tudo aquilo que foi planejado. Queremos entender que cidade vamos ter, e ser, no final de 2028”, declarou, otimista.

Maioria na Câmara

Além da votação histórica, que lhe deu a vitória com 76% dos votos válidos, o prefeito reeleito também contará com maioria na Câmara de Vereadores. Ao todo, 12 do 17 eleitos são da basa governista. “A gestão foi marcada pela atuação nos bairros, corrigindo os problemas, realizando obras de infraestrutura e beneficiando, naturalmente, os vereadores e candidatos ligados às comunidades”.

Ele explica que essa também foi uma escolha de campanha, já que as pesquisas internas apontavam para uma vantagem, sobre o segundo colocado, que se tornava cada dia maior. “Dedicamos tempo a contribuir com a caminhada dos candidatos a vereador. Itabira tem urgência em aprovar e avanças com projetos. A cidade perdeu muito tempo em não executar e planejar o desenvolvimento econômico. O que queremos com essa nova formação da Câmara é uma sintonia e não uma subserviência”, detalhou Marco Lage.

Carlos Henrique (PDT) foi o vereador mais votado com 3 mil votos. “Ele foi um dos vereadores que, insistentemente, foi implacável na defesa do governo. Isso trouxe para ele essa empatia com o público, o que foi importante ao se tornar representante do governo. Os votos que tivemos, nós e ele, demonstram que, com a coragem dos vereadores, capitaneados por um prefeito que comprou a briga de não desviar do propósito, colhemos frutos”, conclui Marco Lage.

O prefeito reeleito faz questão de lembrar da importância de ter uma Câmara que apoia os projetos do Executivo.14

Marco Lage: reeleito com folga

Ao final da apuração dos votos em Itabira e, assim como disseram as pesquisas, a chapa formada pelos atuais governantes Marco Lage e Marco Gomes conquistou a reeleição nas eleições 2024.

A apuração transcorreu sem nenhuma surpresa, com o atual prefeito mantendo grande diferença entre o segundo candidato. Com cerca de 70% das urnas apuradas, ele já tinha sido considerado matematicamente eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ele somou mais de 52 mil votos, o que caracteriza mais de 76% da preferência do eleitorado. Com a vitória, Marco Antônio Lage desbanca seu adversário direto nessas eleições, João Izael (PMN), e passa a ser o segundo prefeito reeleito de história de Itabira.

João Izael foi o segundo mais votado com cerca de 16% dos votos válidos, ou seja, pouco mais de 11 mil votos. Neidson Freitas (MDB), principal opositor do atual prefeito na Câmara, obteve 6% (4.300 votos); e Ronaldinho Teteco (PRTB), alcançou apenas 1,3% com seus 880 eleitores.

Em tempo, Itabira teve um alto número de votos válidos. De um total de 74.026 votantes, 68.418 escolheram candidatos disponíveis no pleito, o que caracteriza 92,42% do eleitorado. Sendo assim, 3.731 pessoas votaram nulo (5,04%) e 1.877 votaram em branco (2,54%).

Sair da versão mobile