Início Cidades Marco Lage avalia primeiro mandato e fala das metas para os próximos...

Marco Lage avalia primeiro mandato e fala das metas para os próximos quatro anos

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, fez um balanço geral de seu primeiro mandato à frente do Executivo local, falou de projetos já engatilhados para os próximos quatro anos e destacou os caminhos que quer trilhar à frente da prefeitura. Foto: Tatiana Linhares

 

Na coletiva de imprensa, promovida pela Prefeitura de Itabira, nesta quinta-feira (26), o prefeito Marco Antônio Lage fez um balanço geral de seu primeiro mandato à frente do Executivo local. O encontro aconteceu na nova sala da audiência construída durante a reforma do paço municipal, que ainda não foi entregue oficialmente, após as obras de modernização e revitalização.

“Receber a imprensa é indispensável, pois quanto mais a gente trabalha, mais notícias geramos. E temos mais quatro anos de novas entregas necessárias e importantes para Itabira”, comentou Marco Lage na abertura da coletiva.

O balanço de ações e obras da gestão 2021-2024 do prefeito Marco Antônio Lage e do vice Marco Antônio Gomes começou pelos projetos sociais de grande impacto, como “Facilita” e o “Facilita Trabalho”. Uma iniciativa que possibilita às famílias abaixo da linha da pobreza colocar comida na mesa e ter acesso ao trabalho. “A maior parte das 300 mulheres que integram o Facilita Trabalho nunca tiveram uma carteira assinada na vida. Conseguimos criar um modelo que, além de dar o benefício, capacita essas mulheres para entrarem no mercado de trabalho. Esse é um ciclo importante combate à pobreza e extrema pobreza na cidade”, explicou Marco Lage.

Ainda falando de inclusão, Marco Lage destacou o projeto “Olhar do Bem” que, de maneira gratuita, realizou exames oftalmológicos e distribuiu óculos para alunos da rede municipal de educação. E também as iniciativas voltadas para criação de oportunidades de formação e qualificação de jovens para o mercado de trabalho. “Essas crianças não tinham condições de comprar óculos. Dar a elas essa melhoria em saúde, muda bastante o desempenho escolar. E os jovens, de maneira geral, pediam por políticas públicas de empregabilidade e capacitação. Hoje, eles tem uma perspectiva mais interessante nessa área”, detalhou o prefeito.

Desenvolvimento humano

Sobre esporte, o prefeito de Itabira ressaltou os projetos e iniciativas voltados para as formações de base de crianças e adolescentes, com foco no desenvolvimento humano. “São mais de 5 mil pessoas praticando esportes, inclusive no Centro Olímpico que é um dos mais modernos que já tivemos”, frisou.

Marco Lage chamou a atenção para o Programa “Cidade antirracista”, já que no último Censo 2022, 73% da população itabirana se declarou preto e/ou pardo. Ele citou uma série de projetos, como a criação de cotas para concursos públicos municipais e o Selo de Equidade Étnico-Racial, mas deu destaque ao apoio a comunidades quilombolas. “Queremos ajudar na titularização das terras dos quilombos Morro Santo Antônio e Capoeirão, bem como dotá-los de infraestrutura viária, de saúde, educação, pertencimento, valorização da cultura e da tradição”.

Investimentos em saúde

Na saúde, o chefe do Executivo local citou diversas iniciativas desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos, mas deu destaque ao Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), inédito na região. “Ele está dando muito certo e pretendemos ampliar nesse segundo mandato. São equipes que atendem os pacientes em casa, ao invés de ficar internados meses a fio nos hospitais. E tudo pelo SUS”.

Ainda nessa temática, Marco Lage citou a criação da fábrica social Maria Casemira para a produção, entre outras coisas, de absorventes higiênicos, distribuídos gratuitamente, adolescentes entre 13 e 17 anos. Listou ainda a volta da Casa de Apoio; as reformas das unidades básicas de saúde; a renovação da frota de ambulâncias; instalação do Hemocentro; e os acordos históricos com o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

“Há uma preocupação enorme em qualificar o HNSD nesse grande centro da medicina de alta complexidade, para elevarmos nossa cidade a macropolo de saúde. Itabira sai de um atendimento sanitário de 500 mil pessoas, para dobrar esse número. E isso requer um grande planejamento. Temos que ter um hospital mais eficiente e que vire referência”, salientou o prefeito itabirano.

Educação e urbanismo

Na educação, o balanço elencou: Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024; Prêmio Ouro de Compromisso com a Primeira Infância; reforma da escolas; distribuição de kit escolar; aumento de vagas nas creches municipais; modernização de laboratórios; melhoria nas merendas; e aumento de alunos em tempo integral. “Nosso foco foi na educação infantil, e estamos trabalhando para zerar o déficit de vagas em creches. Temos também a missão de fazer com que 100% das escolas municipais tenham tempo integral. O que muda tudo para o futuro”, prometeu Marco Antônio Lage.

Sobre as obras de urbanismo e manutenção da cidade, o prefeito apresentou os números relativos à malha viária municipal; redes elétricas; obras de infraestrutura; reforma de praças; revitalização de museus, centros culturais e casarões históricos; e investimentos em segurança e transporte público. “As praças passam a ser um espaço da família itabirana e dar mais vida para a cidade. E, além das reformas de preservação da nossa história, teremos um projeto de total requalificação urbanística do centro histórico de Itabira. A Vale e a Cemig vem conosco nessa iniciativa que visa a reocupação desses locais”, adiantou.

Marco Antônio citou mais projetos voltados ao desenvolvimento urbano, como:

  • regularização de imóveis
  • obras de saneamento
  • gestão de parques naturais e projetos de sustentabilidade
  •  manutenção e construção da malha viária rural
  • investimentos em comunidades rurais
  • desenvolvimento do projeto Patrulha Agrícola
  • valorização da agricultura familiar
  • proteção animal
  • orçamento participativo
  • investimentos em cultura
  • valorização do servidor

Itabira Sustentável como marco de diversificação

Por fim, o prefeito de Itabira destacou o Itabira Sustentável como um importante passo em direção à diversificação econômica da cidade, bem como a preparação do município para a exaustão mineral.

“Queremos projetos importantes e estruturados, em 15 eixos estratégicos. Podemos citar o curso de medicina, na Funcesi, como um deles; assim como as fábricas sociais e a retomada das obras de ampliação da Unifei. Agora, vem a duplicação das rodovias MG-434 e MG-129 que melhora o acesso de Itabira à BR-381, nos colocando próximo à região metropolitana de Belo Horizonte. Essa é a chave para a reindustrialização do nosso município”, afirmou.

Para isso, também na coletiva de imprensa, Marco Antônio Lage anunciou o nomes que irão compor o secretariado municipal. Ele foi bastante enfático ao reforçar que sua gestão seguirá cuidando da cidade. “Nesse segundo mandato, mantive a premissa de não lotear secretarias a partidos políticos. Terei ao meu lado um secretariado técnico e comprometido com a entregas que precisamos para fazer Itabira avançar ainda mais”, encerrou.

Confira, na galeria de fotos, o balanço completo apresentado pela prefeitura de Itabira!

Sair da versão mobile