A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (12), revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém uma liderança sólida em todos os cenários possíveis para o segundo turno das eleições presidenciais de 2026.
De acordo com os dados, o atual presidente venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com uma vantagem de 52% a 26%, se as eleições fossem hoje.
Lula mantém vantagem sobre Bolsonaro e outros possíveis adversários
Embora o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteja inelegível até 2030, a pesquisa também simulou um confronto entre ele e Lula, onde o atual presidente venceria com 51% contra 35% de Bolsonaro, caso o ex-mandatário estivesse apto a disputar.
Além disso, Lula também se sai vencedor em cenários de segundo turno contra outros possíveis candidatos, como Pablo Marçal (PRTB) e Ronaldo Caiado (União Brasil). Este último, que havia sido declarado inelegível pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira (11) por abuso de poder político, ainda pode recorrer da decisão.
A pesquisa não incluiu simulações para o primeiro turno, mas os números apontam para uma vantagem do presidente nas disputas que envolvem o segundo turno.