Início Política Lula deve voltar a Minas para anunciar novo edital de concessão da...

Lula deve voltar a Minas para anunciar novo edital de concessão da BR-381

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil - Conforme interlocutores do presidente, ele viria a lançamento de novo leilão para o trecho entre BH e Governador Valadares; Ministros de Lula são esperados no Vale do Aço na próxima semana

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá voltar a Minas no dia 21 de abril ou, no mais tardar, no início de maio. A informação foi divulgada pela setorista da Rádio Itatiaia em Brasília, Edilene Lopes, a partir de consulta a fontes próximas ao presidente. A expectativa é que Lula retorne pela primeira vez ao estado em 2024 ainda no primeiro semestre.

A agenda, entretanto, ainda não foi confirmada oficialmente pela Presidência da República. Conforme apurado pela setorista, a visita está relacionada ao lançamento de um novo edital para a concessão da BR-381 entre Governador Valadares e Belo Horizonte. A pendência é aprovação do documento elaborado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

A novidade em relação aos editais anteriores, fracassados na tentativa de atrair empresas, é a exclusão do trecho entre Caeté e Belo Horizonte. Nesse perímetro, a duplicação passará a ser de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT).

O trecho vinha sendo considerado um gargalo pelas empresas potenciais para a concessão, já que demanda a realocação de centenas de famílias que vivem às margens da rodovia.

Ministros de Lula vêm à Minas na próxima semana

Também motivados por questões relacionadas a rodovias, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e dos Transportes, Renan Filho, são esperados no Vale do Aço na próxima segunda-feira. Eles vão visitar trechos da BR-381 em obras.

Os ministros também participarão, na sede da Fiemg, em Ipatinga, do lançamento da ordem de serviço para manutenções na BR-116, no trecho entre Governador Valadares e Teófilo Ottoni. Saiba mais.

Sair da versão mobile