Eleições 2024 – Em decisão assinada pelo Juiz Fábio Gabriel Magrini Alves, a Justiça Eleitoral determinou a suspensão da divulgação de uma pesquisa de opinião pública em Conceição do Mato Dentro, município polo minerário da microrregião do Médio Espinhaço. A pesquisa, realizada pela Sigdados Pesquisa de Opinião Pública e Consultoria, circulou em redes socias nos últimos dias.
A impugnação ocorreu na sexta-feira passada, 2 de agosto, gerando grande repercussão na cidade. A decisão foi baseada em uma ação movida pela Federação PSDB Cidadadania, alegando que a pesquisa apresentava irregularidades e tinha grande potencial de influenciar a opinião pública. A amostra em questão apontava o empresário Otacílio Neto (PSB), conhecido como Otacilinho, com ampla vantagem nas intenções de voto no município.
“A Federação representante aduz que a pesquisa eleitoral MG-0192/2024 contratada pela representada IMPACTTO COMUNICACAO LTDA, realizada pela SIGDADOS PESQUISA DE OPINIAO PUBLICA E CONSULTORIA LTDA e divulgada pelo PORTAL IMPACTO e difundida nas mídias sociais possui como irregularidade a ausência de informações quanto ao número de eleitores pesquisados em cada setor censitário e a composição quanto a gênero, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados na amostra final da área de abrangência da pesquisa eleitoral, em ofensa ao art. 2º, §7º, da Resolução TSE nº 23.600/2019”, justificou o juiz na decisão.
Otacilinho usou as redes sociais para comentar a suspensão da pesquisa e lembrou que outra amostra apresentou resultados semelhantes: “Em relação a essa pesquisa, que não foi contratada por nós, mas pelo Grupo Impacto, do Instituto Sigdados, que confirmou a nossa liderança – como outra pesquisa que foi registrada no TRE e não teve questionamento algum e que dizia a mesma coisa, que foi a pesquisa feita pelo Jornal O Tempo, de uma grande liderança nossa – ela confirma o que a gente está vendo nas ruas, esse desejo da população de mudar, de ter em Conceição uma administração que realmente vai ficar para história”.
Já o candidato apoiado pela Federação autora da ação que motivou a suspensão da divulgação pesquisa, Claudinho Ziriguidum (PT), comemorou a decisão. “Estamos diante de uma grave situação que atenta contra a democracia e a verdade. Foi divulgada o resultado de uma pesquisa falsa em nossa cidade, com o objetivo de manipular o cenário político e enganar a população. A Justiça Eleitoral determinou a retirada dessas notícias falsas divulgada e espalhadas nas redes sociais. Verifique sempre a veracidade das informações antes de compartilhar. Vamos ficar atentos e combater à desinformação. Democracia é construída com a verdade”, questionou.
Veja a decisão na íntegra
Eleições em Conceição do Mato Dentro
Além de Otacilinho e Ziriguidum, o ex-prefeito Breno Costa (União Brasil) é outro nome de peso na disputa. Ele governou a cidade entre 1992 e 1996. Ele não se manifestou sobre a suspensão da divulgação da pesquisa.
Outra candidata que poderia estar na disputa seria a socióloga Luiza Costa Becker. Ela chegou a apresentar sua pré-candidatura em convenções partidárias realizadas entre 2 e 4 de agosto, mas optou por retirá-la, alegando ser a “decisão correta” diante das articulações de poder no município minerado.