As campanhas eleitorais estão a todo vapor nas Eleições 2024 e as candidaturas ao Executivo vêm sendo marcadas por diversas curiosidades e peculiaridades em municípios do Centro e do Leste mineiro, onde a siderurgia e a mineração estão presentes, especialmente em regiões como Vale do Aço, Médio Piracicaba e Quadrilátero Ferrífero.
Em Itabira, cidade berço da Vale, o atual prefeito Marco Antônio Lage disputa a reeleição tendo como adversários o ex-prefeito João Izael, além do seu ferrenho opositor na Câmara, Neidson Freitas, e o estreante Ronaldinho Teteco. Já em João Monlevade, o pleito é marcado pelas chapas “puro-sangue”, formadas por candidatos do mesmo partido como Conceição Winter e Mateus Braga; Gustavo Breguez e Carlos Cota; Zé Roberto e Ceceli do Ferro Velho; Luiz Freitas e Isabel Mota. A exceção é o atual prefeito Dr. Laércio, que pleiteia a reeleição tendo como vice Dorinha Machado.
Ipatinga, cidade polo do Vale do Aço, bateu recorde de candidaturas junto com Belo Horizonte e Bom Despacho. Ao todo, 10 candidatos colocaram os nomes à disposição para ocupar a cadeira de prefeito nas três cidades. A diferença é quanto ao número de eleitores. Enquanto a capital mineira tem quase 2 milhões de votantes, Ipatinga conta com mais de 220 mil cidadãos aptos a votar. O caso mais curioso foi o dos candidatos Jadson Heleno e Winter Bolsonaro, ambos do PRTB, que tiveram que recorrer à Justiça Eleitoral para decidir quem iria representar a legenda nas Eleições de 2024. No último dia 12, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) indeferiu o registro de candidatura de Winter, considerando-o “inapto”, e Jadson Heleno seguiu como canditado do PRTB.
Em contrapartida, algumas cidades registraram poucos nomes em suas disputas, como é o caso de Dom Joaquim e Alvorada de Minas, cada uma com dois candidatos. Serro, Santa Bárbara, Mariana e Conceição do Mato Dentro têm três concorrendo, sendo que em Conceição do Mato Dentro outra característica marca a disputa: todos os candidatos já ocuparam ou pleitearam pelo menos uma vez cargos eletivos. Otacilinho concorreu nas Eleições 2020. Claudinho Ziriguidum é vereador desde 2016 e Breno Costa já foi prefeito na década de 1990, concorrendo também em eleições na década seguinte.
Em Ouro Preto, o atual prefeito Angelo Oswaldo concorre à reeleição. Disputam com ele um dos fundadores da iniciativa social “Mina do Veloso”, Du Evangelista, e o ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior, que enfrentou a crise do rompimento da barragem de Fundão. Também está na disputa Pastor Mazinho, que ainda pode ter a candidatura impugnada por não ter declarado seus bens à Justiça Eleitoral.
Já Barão de Cocais tem Geraldo Abade disputando sua quinta eleição para prefeito. Ele se elegeu em 2004 e 2008. Os outros três candidatos concorrem pela primeira vez: Joãozinho de Dona Luiza, José Mota e Lindemberg Godinho.
Em São Gonçalo do Rio Abaixo, Nozinho tenta a reeleição, podendo chegar a seu quarto mandato como prefeito, já que, além de ser o atual chefe do Executivo, esteve nessa mesma posição em 2005 e 2012. Os outros concorrentes são Caio Silva, Dominguinhos, Dr. Luã e Luciana, uma das poucas mulheres candidatas nas cidades minerárias e siderúrgicas.